Fechar Menu
    What's Hot

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sexta-feira, novembro 14
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » Altos e baixos
    Artigos

    Altos e baixos

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond9 de setembro de 2021Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    O Brasil é um fenômeno e um desafio para as teorias econômicas. Tem uma das cinco maiores reservas financeiras do mundo, mais de 300 mil milhões de dólares e um superávit na balança comercial superior a 40 mil milhões de dólares. Mas não recebe investimentos fixos compatíveis, a moeda está desgastada, possui dívidas, interna e externa, perto dos noventa por cento do PIB. Motivo: má gestão, ambiente de negócios hostil ao capital, despesa pública com pessoal fora do aceitável.

    A falta de confiança por questões políticas é tal que a Petrobras não conseguiu vender duas importantes refinarias, em Pernambuco e no Paraná, diante das ameaças do candidato Lula da Silva de anular vendas da estatal petrolífera, que quase vai à falência nos governos de esquerda.

    O conceituado economista Eduardo Gianetti, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, declarou que “Paulo Guedes se desmoralizou ao não resistir aos impulsos populistas do presidente”.

    As classes empresariais prepararam uma carta pública apelando para o entendimento dos poderes da República. Entre as entidades a Federação dos Bancos. Irritado, o Presidente Bolsonaro mandou o Banco do Brasil e a Caixa Federal deixarem a entidade. Os empresários desistiram.

    Ficou claro que o Presidente espera que a semana seja tumultuada pelas manifestações. Pode ser, mas ninguém acredita que ele possa fazer algo de extralegal contra o Judiciário e no caso de convulsão perde o Legislativo. As próximas semanas serão quentes.

     

    Variedades

    · A Pfizer firmou contrato com a brasileira Eurofarma para fabricar a vacina contra a covid-19. A produção pode começar ano que vem e deve ser de cem milhões de doses anuais.

    · Há rumores de que finalmente o jogo será liberado no país. A manutenção da proibição é uma hipocrisia. As diferentes loterias sob gestão da Caixa Econômica Federal rodam milhões por semana e a reabertura de cassinos e bingos geraria, a curto prazo, mais de cem mil empregos diretos. As resistências estariam na chamada “bancada evangélica” no Congresso.

    · O governo do Rio estuda fechar ou vender a UERJ e passar a distribuir bolsas nas universidades particulares. Com a má gestão, absentismo grande, o custo por aluno é maior do que o das mensalidades cobradas pelas instituições privadas. A esquerda protesta.

    · Dias mais quentes, escolas fechadas e desemprego formam a receita para a volta dos “arrastões” que assustam os moradores da orla marítima do Rio, com as praias cheias. Mesmo durante a semana, o pânico está instalado na cidade.

    · A semana promete. Pode definir os rumos da crise envolvendo os três poderes da República. Rompido com o Judiciário, Bolsonaro criticou o senador Rodrigo Pacheco, que não aceitou sua representação contra um juiz da Suprema Corte. O presidente, cada vez mais isolado, conta apenas com seus adeptos populares, que coloca nas ruas em manifestações sem base lógica. Na quarta-feira 9, o panorama pode ficar mais claro.

    · O mundo não percebe as mudanças. O grupo dos emergentes (Brasil, Indonésia, Turquia, África do sul, México e Rússia) pode ter PIB maior do que seis do G7 – Reino Unido, Japão, Alemanha, França, Itália e Canadá. Excluídas as potências China e EUA, de cada agrupamento. Informação a ser refletida. O mundo será, em termos econômicos, outro em 20 anos.

    · Mesmo com o número de óbitos diários caindo, o Delta assusta e preocupa o Rio. apenas um pouco mais de 30% do país vacinado com as duas doses. É muito pouco!

     

    Publicado em: Jornal Sol/Portugal 06-09-2021

    África do Sul Alemanha Banco do Brasil Bolsonaro Brasil Eduardo Gianetti Eurofarma França Indonésia Itália e Canadá Japão Jornal Sol/Portugal México e Rússia Petrobras PIB Reino Unido Turquia UERJ
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorHOMENS QUE FAZEM A DIFERENÇA
    Próximo Artigo Os Medina e o Rio
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    A presença política das lideranças empresariais

    10 de novembro de 2025

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    10 de novembro de 2025

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    10 de novembro de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    América Latina vive dilema

    Um grande democrata português

    LENINE REVISITADO

    O GENERAL LEÔNIDAS PIRES GONÇALVES

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.