Fechar Menu
    What's Hot

    GRANDES BRASILEIRAS

    Grupo Steinbruch quer vender ativos

    PROTAGONISMO MILITAR NO BRASIL

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sábado, fevereiro 14
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » O FIM DO OCIDENTE
    Artigos

    O FIM DO OCIDENTE

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond12 de julho de 2018Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    A falta de entendimento entre a União Europeia e os EUA de Trump pode acelerar o avanço asiático para uma posição de liderança mundial, numa triste ironia da história. Não só a China é, hoje, grande investidora em todo o mundo –  até aqui na esfera de influência americana ou europeia. Está presente na América Latina e na África, assim como nos EUA e na Europa, direcionados para setores estratégicos, como a energia. Agigantam-se ainda outras nações, como a Coreia do Sul, observa-se a volta discreta, mas firme, do Japão, além de economias que encontraram seus nichos, como Malásia e Tailândia. A Índia, porém, é a única emergente a se consolidar moderna e agressiva.

    Brasil e África do Sul, que podiam ter aproveitado os anos tranquilos da economia mundial para apresentarem reformas estruturais, perderam tempo e o juízo. Estão mergulhados em crises na gestão pública, na hostilidade ao capital, na falta de investimentos necessários na infraestrutura,nos casos de corrupção . A Rússia parece cada vez mais asiática e menos europeia, com governo forte, mas sem ter conseguido se organizar como uma sociedade moderna que sabe aproveitar suas imensas potencialidades.

    A Espanha não se entende, a França agarrada aos privilégios de segmentos da sociedade, Portugal quer receber investimentos mas com muito imposto e   cara burocracia.

    No Oriente Médio, existem preocupações quanto à estabilidade no médio prazo da Arábia Saudita, a presença do radicalismo muçulmano em boa parte da região, a tensão em relação a Israel, única democracia e sociedade capitalista com boa distribuição de renda, sofrendo pressões oriundas da esquerda ocidental, inclusive a americana. O desafio de encontrar uma solução para os palestinos é das grandes potênciais, a começar pela Inglaterra, que deixou o serviço incompleto no pós-guerra. O razoável é a intocabilidade de Israel.

    Temos motivos de preocupação em nosso continente, onde estão implantados regimes nocivos à felicidade e ao bem-estar de suas populações, gerando apreensão nos demais países. Não se pode negar esta realidade na Venezuela, Equador, Cuba, Nicarágua, Bolívia e, receia-se que, em breve, no México. E o mais grave é que esta linha política denominada de bolivariana encontra eco em importantes lideranças políticas de democracias, como o caso brasileiro em que candidatos na corrida presidencial contemporizam com o regime de Maduro.

    Infelizmente nossa tradição na formulação de uma política desenvolvimentista não considera o que se passa no mundo. Exceção é justo lembrar do Governo Fernando Collor . Patinamos no avançar por puro provincianismo.

    Temos de olhar com mais atenção estas mudanças no mundo!

    África do Sul Bolívia Brasil Cuba Equador Espanha EUA França Jornal o Dia México Nicarágua PORTUGAL Trump União Europeia Venezuela
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorIMPORTANTÍSSIMA LEMBRANÇA
    Próximo Artigo POLÍTICO COM CATEGORIA
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    GRANDES BRASILEIRAS

    9 de fevereiro de 2026

    Grupo Steinbruch quer vender ativos

    9 de fevereiro de 2026

    PROTAGONISMO MILITAR NO BRASIL

    9 de fevereiro de 2026
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    GRANDES BRASILEIRAS

    Grupo Steinbruch quer vender ativos

    PROTAGONISMO MILITAR NO BRASIL

    Um Brasil melhor em Ruy de Castro

    CAPITALISMO É PROGRESSO

    Um notável pernambucano

    A história vence a mentira

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    GRANDES BRASILEIRAS

    Grupo Steinbruch quer vender ativos

    PROTAGONISMO MILITAR NO BRASIL

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    GRANDES BRASILEIRAS

    Grupo Steinbruch quer vender ativos

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.