Fechar Menu
    What's Hot

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sexta-feira, junho 13
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»Um intelectual brasileiro em Lisboa: Silvio Lago
    Artigos

    Um intelectual brasileiro em Lisboa: Silvio Lago

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond13 de fevereiro de 2023Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Neste momento em que muitos brasileiros ligados à cultura de um modo em geral escolheram Portugal como local de meditação e inspiração – escritores, jornalistas, artistas plásticos, atrizes –, vale registrar um notável que se encontra a algum tempo radicado em Lisboa. E ele é Silvio Lago, ensaísta, pesquisador, historiador, poeta e musicólogo de referência.

    Silvio veio pelas afinidades e influência de Portugal e os portugueses em sua obra. Morou e estudou na Itália e na França, mas foi em Lisboa que sentiu o cenário de suas admirações literárias, como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco e Ramalho Ortigão.

    Sua devoção a Eça está consolidada no “Eça de Queirós, atualidade e permanência”, que mereceu apresentação do diplomata, poeta e ex-ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes, um dos grandes que passaram nas últimas décadas pelo Palácio São Clemente. Nesta obra de estudo e exaltação ao grande escritor, reúne textos do que existe de melhor na inteligência brasileira na abordagem ao autor português. Entre eles, três antigos embaixadores em Lisboa, Heitor Lira, Álvaro Lins e Dário Castro Alves. Fecha a obra um cuidadoso texto sobre a amizade que unia o cônsul português em Paris ao fundador da Academia Brasileira, Eduardo Prado, que vivia parte do ano em França. Esclarece com fundamentos definitivos que o brasileiro pode ter marcado um ou outro episódio do “A Cidade e as Serras”, mas não inspirador do personagem central da grande obra.

    Silvio Lago é considerado o maior musicólogo vivo do Brasil, com obras de referência sobre piano, regência, dois volumes de jazz e a presença em sua vida e obra de Mozart, Beethoven, Wagner.

    Sendo o convívio parte da vida cultural, não lhe faltou ligação afetiva com acadêmicos como os ex-presidentes da ABL Ivan Junqueira e Marcos Almir Madeira e seu companheiro de Pen Clube Antônio Carlos Vilaça – este sobrinho neto de Ortigão. Todos seus admiradores confessos.

    Em “O Jardim Inglês”, um trabalho precioso para a introdução de um jovem no mundo da cultura e do belo mostra seu dom de selecionar referências.. Ali, Silvio Lago, em quase 300 páginas, distribui conhecimento sobre personalidades das letras, das artes e do pensamento, além de conceitos e definições que despertam a curiosidade que ele lembra impulsionar a inteligência humana. O livro transmite a intimidade do autor com este mundo em torno do qual se inseriu desde a mocidade.

    E em “O Claro é o Escuro”, aborda os malefícios do “pensamento único” que revive neste século de populismos de esquerda e de direita, como um fenômeno anticultura.

    Ainda militam pelo mundo estes personagens quixotescos, belos na pureza dos ideais das artes na construção da felicidade das pessoas, que, através das lições e lembranças de figurantes e suas obras, tornam o mundo melhor e iluminam o otimismo de uma melhora ética, moral e fundamentada na caridade e na solidariedade real. Lisboa ainda vive impregnada pelo legado inteligente de suas referências do final do século

    XIX e início do XX. Silvio entra no Grêmio Litarario hoje , como o faria para almoçar com Eça e Ramalho Ortigão há mais de 120 anos . E autor mas também personagem pela história de vida.

     

    Publicado em:  jornal Diabo.pt 10/02/23

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorCollor sem mandato
    Próximo Artigo Lançamento no Rio de Janeiro da biografia do político mineiro José Aparecido de Oliveira
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    6 de junho de 2025

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    6 de junho de 2025

    Respeito à política fluminense

    6 de junho de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    O polêmico e controvertido Bolsonaro

    VEXAME INTERNACIONAL

    A falência das elites e a perda de valores

    SEM CONDIÇÕES DE CRESCER COM QUALIDADE

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.