Roberto Campos atual

Selecionando frases de Roberto Campos para uma nova edição do livro que organizei de pensamentos dele, encontrei estas que vão abaixo, muito atuais vinte anos depois da morte do seu autor:

1 -É uma ilusão pensarmos que podemos criar uma seguridade social sueca com produtividade moçambicana.

2 -A constituição, sob aparência benfeitora, é uma conspiração dos já empregados contra os desempregados e os jovens.

3 –        Tenho por axioma político que há dois erros que a política não perdoa: dizer a verdade antes do tempo e ignorar o momento de retirada. Sou réu confesso do primeiro erro; os militares, réus inconfessos do segundo…

4 –        O principal instrumento do ajuste fiscal é o corte dos gastos públicos, pela eliminação de funções supérfluas, compactação de órgãos, postergação seletiva de programas e redução do funcionalismo público. Sem um convincente ataque ao gasto público não se cumprirá a tarefa de diminuir o gigantismo do estado e o governo não terá autoridade moral para melhor equacionar impostos.

5 –        Falou-se nos “choques heterodoxos”, que falharam, e nos “choques ortodoxos”, que nunca existiram. Só não se falou no “choque da liberdade”. … O choque da liberdade consistiria na desregulamentação da economia, com o fito de estimular a produção, reduzir custos e corrupção e fomentar a competição.

6-         O grande pacto social de que o Brasil precisa é que o governo se comprometa a realizar uma reversão de expectativas, obtendo um superavit fiscal confiável, eliminando controles que encarecem e entorpecem a atividade econômica e mantendo estáveis as regras do jogo.

Vale recordar!

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.