PRESENÇA FEDERAL MINEIRA

O governo do presidente Figueiredo foi, talvez, o que melhor aproveitou mineiros em seu ministério. Eram notáveis como Eliseu Resende, Ibrahim Abi-Ackel, João Camilo Penna, Amaury Stábile, Murilo Macedo, Murilo Badaró, todos com sucesso para Minas e o Brasil. Antes, Costa e Silva teve dois mineiros, os ex-governadores Rondon Pacheco e Magalhães Pinto; o presidente Médici, o ministro Rocha Lagoa; Geisel, apenas Alysson Paulinelli.  Os militares foram sábios no aproveitamento de mineiros , sendo que todos os vices eram mineiros, como José Maria Alkmin, Pedro Aleixo e Aureliano Chaves. Sarney teve dois mineiros entre os mais próximos: José Hugo Castelo Branco e José Aparecido de Oliveira.

O atual governo está com o superministro da Economia, sendo o empresário Salim Mattar a figura de maior destaque na equipe de Paulo Guedes. Podia ter uma presença maior de líderes no Congresso, como o senador Rodrigo Pacheco, deputados como Paulo Abi-Ackel, Lafayette Andrada,Rodrigo de Castro , com grandes credenciais políticas.

Realmente anda faltando uma boa articulação com o Planalto, o que se justifica pela inexperiência no campo político do presidente e do governador mineiro. Mas sempre é tempo de se avançar para melhorar, como fez Romeu Zema ao ter junto a si o deputado Bilac Pinto, de grande trânsito nos meios políticos de Minas e do Brasil.

A arrumação das contas mineiras passa pelo bom entendimento com o governo federal, onde está a maior dívida estadual. A PEC paralela da Previdência vai ajudar muito a Minas quando se integrar à reforma já em vigor no âmbito federal. Mas é preciso garantir receitas e não apenas alongar dívidas.

A CEMIG pode muito bem ajudar o governo a fazer caixa, com um encaminhamento pragmático de seu processo de venda de ativos e de controle compartilhado. Não precisa privatizar, que será uma longa e incerta batalha no Legislativo e no Judiciário.   Basta ter  gestores de experiência no setor público e não simples executivos defensores de boas causas.

O governador Zema, que vai fazer um ano de governo, de tão boas ideias, precisa cair na real!!!

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.