Fechar Menu
    What's Hot

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    domingo, novembro 16
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » PORTUGAL É UM ESPETÁCULO
    Artigos

    PORTUGAL É UM ESPETÁCULO

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond19 de março de 2016Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário6 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Foi em 1970 que conheci e me apaixonei  por Lisboa. Nascido e criado em família  identificada com a lusitanidade –  meu avô,  Augusto de Lima Júnior, cumpriu missão diplomática em 1940 , tendo meus pais vivido dois anos inesquecíveis  em Lisboa – foi um amor preparado, natural na minha geração em que se procurava acompanhar  os pais e avós.

    Foi em 1970 que conheci e me apaixonei  por Lisboa. Nascido e criado em família  identificada com a lusitanidade –  meu avô,  Augusto de Lima Júnior, cumpriu missão diplomática em 1940 , tendo meus pais vivido dois anos inesquecíveis  em Lisboa – foi um amor preparado, natural na minha geração em que se procurava acompanhar  os pais e avós.

    A primeira viagem teve como introdutor meu inesquecível amigo Antonio Carlos Osório , precursor nos negócios entre os dois países.  Já estava em atividade  em Portugal seu primo Hildegardo Noronha, que representava o Grupo Moreira Salles,  e André Jordan , que eu ainda não conhecia,  dava os primeiros passos no seu consagrado projeto da Quinta do Lago.

    Mas a encantadora Lisboa, de ruas limpas , boa mesa –  mas apenas portuguesa –  bons preços, vivia os anos de segurança e austeridade do regime de Salazar. A compartida das qualidades daqueles anos era um certo provincianismo , uma economia fechada. Nem Coca-Cola tinha em Portugal. A imprensa era sem graça , compensada aos brasileiros pela presença diária em suas bancas de O Globo, que tinha uma edição portuguesa, carinhosamente feita pelo seu  Secretário de Redação e grande amigo de Portugal, Alves Pinheiro.

    Desde então minhas entradas em Portugal chegam a quase duzentas. O recorde de seis vezes em 1973, como que adivinhando os dez anos de sobrevoos , ou um rápido pernoite, considerando o desconforto de um golpe comunista, que inclusive levou para o Brasil quase todos os amigos feitos em Lisboa, alguns que se tornaram especiais, quase família, como os Vinhas e o André Jprdan de quem me tornei amigo quando também teve de sair e passar a viver no Brasil.

    Quando Mario Soares viu que os objetivos dos comunistas portugueses eram ditados por Moscou, e com eles rompeu, a democracia foi implantada e,  como consequência natural, a integração na União Europeia, Portugal ressurgiu moderno, aberto , sem a perda das marcas do trabalho e da honestidade de seu povo. Começou a construção desta Lisboa hoje equiparada pelo turismo europeu ao conhecido circuito Elizabeth Arden – Londres- Paris – Roma – pelo que oferece . A Expo 94 foi outro avanço ,  com a segunda ponte sobre o Tejo, a Vasco da Gama, e a formidável rede de estradas de rodagem, a implantação de uma rede hoteleira de alta qualidade e bons serviços. O Algarve,  que passou anos desorganizado, quase que destruído, ressurgiu já não apenas com a Quinta do Lago que André Jordan terminou, comocom  outros projetos de alto nível, como o Villa  Moura , que o mesmo André assumiu, reformou e expandiu . O Algarve é hoje parte do verão de luxo da Europa.

    As mudanças no mundo conspiraram para que tudo desse certo em Portugal, apesar de alguns governos controvertidos , como o do socialista José Sócrates, hoje preso por corrupção. A gestão de Santana Lopes, por exemplo, criou o  túnel do Marquês de Pombal que ligou a costa do sol à cidade de Lisboa, facilitando o acesso. Acrescente-se também a iluminação impecável, a tradição das ruas limpas e a segurança  acima da média europeia e entende-se como o turismo cresceu apesar da crise.  E cresceu agregando chineses e europeus do leste , reconquistando americanos.

    Lisboa, e Portugal em geral, passou a ter uma  gastronomia de qualidade, com um grupo de jovens chefes fazendo  sucesso , a programação cultural intensa, o clima sempre agradável , e assim atraindo milhares de famílias que escolheram o destino para seu lazer e segunda casa. O consagrado decorador e arquiteto  Phillip Stark tem seu pé em Cascais, como o brasileiro Chicô Gouvêa,  em Lisboa.  O rei dos ônibus do Rio, Jacob Barata, tem apenas nove hotéis por aqui, sendo que cinco de cinco estrelas. Enfim , Lisboa e Portugal entraram em moda e pelo visto para ficar .

    Nada mais difícil do que dar dicas de Lisboa e Portugal em geral, pois as novidades são semanais. Hotéis para todos os gostos e preços , agora com dezenas de hosteis para a mocidade . Mas mantém seus palácios como o Ritz-Four Seasons e o Palácio Estoril, no Estoril, a tradição do Tivoli ,o conforto de mais de dez cinco estrelas, e uma rede de quatro estrelas para ninguém botar defeito. O meu predileto  é o Real Palácio. Mas tem os Dom Carlos, ligados ao Brasil, e no centro histórico  novas e confortáveis opções, como a Pousada de Lisboa, na Praça do Comércio , umas das mais bonitas da Europa, em construção histórica .

    Restaurantes também há em Lisboa com opções  que podem disputar em número com Nova  York. Belcanto,  Tágide, 100 maneiras, Bica do Sapato,  Gambrinus , Solar dos Presuntos, Olivier , são imperdíveis.  Como imperdível é o almoço no Ritz-Four Seasons. E há as casas alegres como o Cantinho do Avilez, Aqui há Peixe. Na costa do Sol, o Mar do Inferno e o Maria Pia, em Cascais; o Sete Ais em Sintra e em Paço d’Arcos  o Dizima e o do Hotel Vila Galé dos Poetas. Boa comida e ótima vista. O  Tágide tem a melhor vista de Lisboa, e,  o Vila Galé,  da entrada do Tejo, de onde Dom Manuel, o Venturoso viu Vasco da Gama partir  para sua histórica viagem.

    Com estradas espetaculares, seguras, ganhar o interior –  que conta com rede de Pousadas e hotéis padrão Relais Chateaux –  pede tempo,  mas dá muito prazer. O Porto , que tem hoje um hotel singular, Yeatman, fica às margens do Douro, região nobre de vinhos, com uma rede de hospedagem de alto padrão. Évora é imperdível . Uma noite em cada lugar, durante uma semana , e percorre-se o país inteiro para um primeiro contato, que certamente não será o último. Portugal encanta . Pena é que não tenhamos conservado de nossos colonizadores  a cultura do trabalho, da honestidade e do prazer do bem servir.  Requisitos indispensáveis a quem pretenda oferecer turismo de qualidade e respeito ao viajante.

    Conhecendo a história, sabe-se que D João VI queria fazer do Brasil a capital do Reino, com sede no Rio. Talvez tivesse sido melhor para todos…

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorBADARÓ: O MINEIRO EXEMPLAR
    Próximo Artigo CURSO DE ROBERTO CAMPOS PARA SAIR DA CRISE
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    A presença política das lideranças empresariais

    10 de novembro de 2025

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    10 de novembro de 2025

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    10 de novembro de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    América Latina vive dilema

    Um grande democrata português

    LENINE REVISITADO

    O GENERAL LEÔNIDAS PIRES GONÇALVES

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.