Fechar Menu
    What's Hot

    Brasil é a decima economia do mundo

    Tradição militar respeitada

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    terça-feira, junho 2
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início
    Artigos

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond2 de junho de 2026Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Interessante e oportuna palestra proferiu a intelectual Aspásia Camargo, escritora, pesquisadora e ambientalista de referência. Aspásia também é política; exerceu mandato eletivo e ocupou relevantes funções públicas no Rio de Janeiro e no governo federal. Com esta intensa atividade, inspirou o senador Bernardo Cabral a convidá-la para falar sobre a inteligência e a política na Confederação Nacional do Comércio.

    Foi uma tarde iluminada para plateia de altíssimo nível intelectual e empresarial, que a ouviu discorrer de maneira didática e correta sobre a presença na política de homens oriundos da inteligência através dos tempos. Fez um levantamento dos homens que contribuíram com ideias e marcaram época dominando países cultos em regimes autoritários, ditaduras e pelo voto democrático; a inteligência de homens de pensamento e ação de todas as correntes do pensamento.

    A densa palestra proferida em plateia que tinha na audiência o acadêmico e ex-presidente do IHGB por um quarto de século Arno Wehling, entre outros notáveis, refletiu a formação da autora e levou a lembrança que a ligação da inteligência com a política no Brasil vem de longe, desde o final do século passado – fato a ser divulgado para que a esperança da qualidade dos atores na vida pública brasileira melhore e que isso não seja sonho ou utopia.

    A própria centenária Academia Brasileira comprova a ligação entre a inteligência e a política. Foram acadêmicos os presidentes Getúlio Vargas, José Sarney, FHC, Marco Maciel e Aurélio Lyra Tavares – membro da Junta Militar formada com a morte do Presidente Costa e Silva –, os senadores Roberto Campos, Darcy Ribeiro, Luiz Vianna Filho, Assis Chateaubriand e os deputados Oscar Dias Corrêa, Augusto de Lima, Rui Barbosa, Hermes Lima, Jorge Amado, Pedro Calmon, Menotti Del Picchia, Cândido Mota filho Barbosa Lima Sobrinho e Miguel Reale, entre outros. E o Supremo teve nomes como Adauto Lúcio Cardoso, Célio Borja, Bilac Pinto, Aliomar Baleeiro, Oscar Corrêa, todos ex parlametares. Além de notáveis jornalistas, como Carlos Castelo Branco, Roberto Marinho, Murilo Mello Filho, Arnaldo Niskier, Zuenir Ventura, Cícero Sandroni e o emblemático na entidade, Austregésilo de Athayde, até o atual presidente, Merval Pereira.

    Os que tiveram mandatos foram votados por um eleitorado mais criterioso. O afastamento das classes médias da vida pública, porém, abriu espaço para este nível deplorável de contingente metido em toda sorte de malfeitos. Hoje são poucos os ilibados.

    É preciso educar para votar e defender a democracia, e não distribuir “bondades” às custas do tesouro que alimenta inflação, déficit público e alta de impostos.

    Aspásia deve repetir para outros públicos a palestra que mostra que é possível a política com a cultura.

     

    Publicado em:  jornal O Dia

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorPara o site jornal O Dia 25 05 26
    Próximo Artigo Tradição militar respeitada
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    Brasil é a decima economia do mundo

    2 de junho de 2026

    Tradição militar respeitada

    2 de junho de 2026

    Para o site jornal O Dia 25 05 26

    2 de junho de 2026
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    Brasil é a decima economia do mundo

    Tradição militar respeitada

    Para o site jornal O Dia 25 05 26

    SURGIU UMA ESPERANÇA

    Brasil alinhado com a esquerda na ONU

    SURGIU UMA ESPERANÇA

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    Brasil é a decima economia do mundo

    Tradição militar respeitada

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    Brasil é a decima economia do mundo

    Tradição militar respeitada

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.