Fechar Menu
    What's Hot

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sexta-feira, junho 6
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»Mocidade mineira desde a Revolução de 30
    Artigos

    Mocidade mineira desde a Revolução de 30

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond8 de junho de 2021Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Encontro o Manifesto da Mocidade na preciosa Revista de História e Arte, editada em Belo Horizonte, nos anos 1960, por um grupo de intelectuais democratas como Victor de Freitas, Waldemar de Almeida Barbosa, Salomão de Vasconcellos e meu avô Augusto de Lima Jr. O documento é datado de fevereiro de 1930 e dirigido ao presidente Antônio Carlos de Andrada.

    Ganha significação lembrar desse manifesto neste momento da vida nacional, pois ele revela valores mineiros exemplares e de oportuna lembrança aos jovens de hoje. Os moços que exerciam forte liderança pertenciam a antigas famílias e emprestavam solidariedade ao estadista que dirigia o Estado. Muitos vieram a se destacar na cultura, na política, na vida empresarial. Mas, desde cedo, assumiam o compromisso com os destinos da pátria.

    Entre os signatários dos jovens mineiros que vieram a se destacar na vida mineira e nacional, estavam: Juscelino Kubitscheck, Benedito Valadares, Newton de Paiva Ferreira, Diogo de Vasconcelos, Marcelo Silviano Brandão, Edgar Horta, Elpídio Canabrava, José Alphonsus Guimarães, Galba Velloso e Pedro Nava.

    Antônio Carlos Andrada aportou ao regime de 30 grandes nomes da política mineira, jovens como Francisco Campos, que promoveu a grande reforma do ensino em Minas e foi logo nomeado ministro da Educação, para depois ser o grande ministro da Justiça na implantação do Estado Novo, em 1937. Nesta safra, estavam ainda Gustavo Capanema, Ovídio de Abreu, José Maria Alkmin, Virgílio Melo Franco e, claro, os Andradas, de José Bonifácio, deputado e embaixador, a Zezinho, iniciando-se na política, que serviram ao Brasil por décadas e mãos limpas.

    Essa participação da mocidade mineira no período Vargas, que foi de 30 a 45, também proporcionou a presença de uma nova geração na oposição, em que eram destaques aqueles que vieram a formar a UDN, como Magalhães Pinto, José Monteiro de Castro, Milton Campos, José Aparecido de Oliveira e outros.

    Mesmo em 64, a presença mineira não foi apenas dos experientes políticos a partir do governador Magalhães Pinto e os militares, como o diamantinense Mourão Filho. Eram jovens deputados envolvidos na luta democrática como Aníbal Teixeira, Athos Vieira de Andrade e Oscar Corrêa, entre outros.

    Esse é um momento de renovação, sem deixar de lado os experientes bem testados no exercício de mandatos, mas de abrir caminhos com os que não tiveram tempo de compartilhar frustrações e decepções com a teimosa resistência do Brasil em ser moderno, livre, justo e aberto ao empreendedorismo, que gera riqueza e progresso. A Minas da liberdade precisa ser mais liberal na economia para prender seus jovens no empreendedorismo.

     

    Matéria postada em: Jornal Hoje em Dia – 08/06/21

    Aníbal Teixeira Antônio Carlos Andrada Antonio Carlos de Andrada Athos Vieira de Andrade Augusto de Lima Jr. Belo Horizonte Benedito Valadares Diogo de Vasconcelos Edgar Horta Elpídio Canabrava Galba Velloso Gustavo Capanema Jornal Hoje em Dia José Alphonsus Guimarães José Aparecido de Oliveira José Bonifácio José Maria Alkmin José Monteiro de Castro Juscelino Kubitscheck Magalhães Pinto Marcelo Silviano Brandão Milton Campos Newton de Paiva Ferreira Oscar Correa Ovídio de Abreu Pedro Nava Revista de História e Arte Salomão de Vasconcellos UDN Victor de Freitas Virgílio Melo Franco Waldemar de Almeida Barbosa
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorO PAÍS IMPREVISÍVEL
    Próximo Artigo GRAVIDADE DO CASO PEZÃO
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    6 de junho de 2025

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    6 de junho de 2025

    Respeito à política fluminense

    6 de junho de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    O polêmico e controvertido Bolsonaro

    VEXAME INTERNACIONAL

    A falência das elites e a perda de valores

    SEM CONDIÇÕES DE CRESCER COM QUALIDADE

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.