Ousar na gestão pública, inovar, pode custar no primeiro momento manifestações invejosas dos adversários. Quando, em 1966, o governador do Rio Negrão de Lima resolveu alargar a Avenida Atlântica, uma via congestionada e sem futuro para a cidade no rumo ao sul, incluindo São Conrado e Barra da Tijuca, a oposição chegou a dizer que o mar retomaria a área criada, ameaçando até os prédios já existentes.
Ousar na gestão pública, inovar, pode custar no primeiro momento manifestações invejosas dos adversários. Quando, em 1966, o governador do Rio Negrão de Lima resolveu alargar a Avenida Atlântica, uma via congestionada e sem futuro para a cidade no rumo ao sul, incluindo São Conrado e Barra da Tijuca, a oposição chegou a dizer que o mar retomaria a área criada, ameaçando até os prédios já existentes. Decorridos mais de meio século, a praia está lá, alargada, na via e na área de areia, que também era pequena em alguns pontos.
JK construiu Brasília sob fogo da então UDN, que ainda tentou transformar a capital recém-inaugurada “num grande campus universitário”. A construção de Itaipu fez correr boatos de que a barragem poderia ruir e inundar Buenos Aires. Jânio Quadros chamou a estrada Belém-Brasília de “estrada para as onças”, quando o Brasil passou a se integrar por terra, depois de 460 anos. Até então do sul para os estados do norte, Maranhão, Pará e Amazonas, só de navio ou avião.
Pouca gente lembra que a área milionária de petróleo na Bacia de Santos, no pré-sal, foi pesquisada pela primeira vez pelo Consórcio Paulipetro. Depois foi interrompido por motivos políticos, mas deixou uma quantidade de estudos preciosos para as descobertas recentes.
Insistir no que acredita vale a pena. Paulo Coelho, o brasileiro que mais vendeu livros no mundo, fracassou em seu primeiro livro publicado. Mudou de editor e vendeu um milhão de exemplares da mesma obra.