Fechar Menu
    What's Hot

    O SUPREMO POLÍTICO

    Embaixada do Brasil em Portugal abre eventos de 200 anos de relações diplomáticas e de Pedro II

    Lula enfrenta realidade na economia

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    terça-feira, novembro 4
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » LULA MIRA NOS MILITARES – Jornal O Dia
    Artigos

    LULA MIRA NOS MILITARES – Jornal O Dia

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond26 de setembro de 2023Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    O presidente Lula vem num preocupante crescer em acertar contas com o passado ligado aos militares, aos conservadores, ao Judiciário, que o condenou em várias instâncias e o manteve preso por mais de um ano, e a Bolsonaro. Agora investe institucionalmente contra os militares ao apresentar projeto que veda a participação deles em eleições. Para ser candidato, o militar que tiver tempo pede reforma; quem não tiver, abandona a carreira. A tradição política em todo mundo tem sido eleger militares, desde os dois primeiros da República, a Hermes da Fonseca e Eurico Dutra, eleitos diretamente, aos candidatos derrotados Brigadeiro Eduardo Gomes, aos marechais Juarez e Lott, e aos cinco eleitos pelo Congresso Nacional depois da Revolução de 64.

    Entre parlamentares, há centenas nestes 134 anos de República. Hoje, os militares seriam cerca de 8% dos 590 parlamentares do Brasil. E, antes de 64 também eram presença no Congresso. O Rio teve nos anos cinquenta senadores militares em Caiado de Castro, Gilberto Marinho e Alencastro Guimarães.

    Militares são recorrentes nas democracias, com respaldo no voto livre. Portugal teve o Marechal Carmona, eleito, o General Delgado, derrotado, e depois do 25 de Abril, Costa Gomes, António Spínola, Ramalho Eanes. A França teve Petain e De Gaulle; os EUA, Eisenhower, a Argentina, Perón, e até Chávez, da Venezuela e amigo de Lula, era militar e gostava de se apresentar fardado. Agora é demonizar os militares, expulsar os mais ligados a Bolsonaro, que cumpriam ordens em assuntos pessoais do presidente a que serviam e outros que apenas ouviram as tratativas delirantes para anular eleições, mas nada fizeram.

    Ao que tudo indica o ex-presidente chegou a sonhar com aventuras golpistas, foi omisso em desestimular os “acampamentos”, conversou sobre o assunto, mas não encontrou acolhida alguma. Logo, os militares foram sim fieis ao resultado das urnas. Ouvir e receber recomendados do Presidente era obrigação até pelo fato do Presidente ser o Comandante em Chefe das Forças Armadas. Mas nada permite supor acolhida aos desvarios do tosco Presidente.

    Esta operação revanchista tem fundamento no alto prestígio dos militares na população. Apesar da permanente campanha contra o que chamam de “ditadura”, o período militar é bem avaliado pelos benefícios que trouxe ao povo e ao país, que chegou a ser a oitava economia do mundo naqueles anos.

    Temos democracia, mas precisamos de ordem e progresso e na tradição da historia os militares sempre foram relevantes. Cabe lembrar que o Duque de Caxias além de Chefe Militar, foi senador e presidiu o governo mais de uma vez no reinado de D Pedro II. A espada entre nós sempre foi pacificadora, nunca omissa.

     

    Publicado em:  jornal O Dia 

     

     

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorA NARRATIVA DEMOCRÁTICA E A MELANCIA
    Próximo Artigo JUDICIÁRIO A SERVIÇO DE LULA GERA CRÍTICAS
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    O SUPREMO POLÍTICO

    29 de outubro de 2025

    Embaixada do Brasil em Portugal abre eventos de 200 anos de relações diplomáticas e de Pedro II

    29 de outubro de 2025

    Lula enfrenta realidade na economia

    29 de outubro de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    O SUPREMO POLÍTICO

    Embaixada do Brasil em Portugal abre eventos de 200 anos de relações diplomáticas e de Pedro II

    Lula enfrenta realidade na economia

    PERIGOSA CONTABILIDADE ELEITORAL

    Por que quem não é de esquerda é fascista?

    Bondades irresponsáveis no Brasil

    OS MILITARES NA POLÍTICA

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    O SUPREMO POLÍTICO

    Embaixada do Brasil em Portugal abre eventos de 200 anos de relações diplomáticas e de Pedro II

    Lula enfrenta realidade na economia

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    O SUPREMO POLÍTICO

    Embaixada do Brasil em Portugal abre eventos de 200 anos de relações diplomáticas e de Pedro II

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.