Fechar Menu
    What's Hot

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sábado, junho 7
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»LIÇÕES DE HISTÓRIA
    Artigos

    LIÇÕES DE HISTÓRIA

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond7 de outubro de 2020Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    No excelente blog do Cesar Maia – vereador na Câmara do Rio, ex-deputado e ex-prefeito do Rio, pai do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia –, este texto, que é uma lição de história e sabedoria. E sem esta bobagem de demonizar um líder que marcou o século e a Europa como Mussolini, que apenas cometeu o erro indesculpável de ter se aliado – embora encurralado – a um monstro como Hitler.

    O presidente do Brasil peca por não ter a base cultural de outros estadistas, como o caso do Duce, de Churchill, de De Gaulle, Pompidou, Salazar, entre outros. Entretanto, tem intuição, evoluiu muito na visão da economia. Mas sempre  convém lembrar que o ótimo é inimigo do bom.

    Boa  leitura!!!!

    1932: ONTEM E HOJE! 

    Em 1932, Mussolini destacava-se como único líder, chefe de governo de expressão no mundo ocidental. Com formação teórica muito acima da média, poliglota, leitor de filósofos e de grandes escritores, conhecedor de história, impressionou Emil Ludwig, escritor alemão, biógrafo de Bismarck, Napoleão e Goethe.

    Mussolini deu, em absoluta privacidade e em dez tardes seguidas em seu gabinete, uma entrevista com Ludwig. Esta foi publicada e se transformou em livro logo em seguida: “Colóquios com Mussolini”.

    Ludwig explora os conceitos do entrevistado – liderança, governo, autoridade, nacionalismo, poder, países, história, artes, atributos do líder, Estado… Mussolini passou a ser referência para outros líderes políticos. Salazar mantinha seu busto na mesa de trabalho. Getúlio usou, na “Constituição” de 1937, o conceito de Parlamento corporativo num governo autoritário. Mussolini mitificava a ação, mas refletia e cristalizava seus conceitos.

    Esses, difundidos, formaram e formam gerações de lideranças populistas-autoritárias, com ou sem consciência da escola de influências que receberam. Com a ascensão do populismo autoritário na América Latina, cumpre ir a essas raízes, até para que se saiba de que fonte vem a água que bebem.

    Diz Mussolini que, “para governar as massas, temos que usar duas rédeas: o entusiasmo e o interesse. Confiar em uma só é estar em perigo. O lado místico e o lado político estão subordinados um ao outro. Este, sem aquele, se torna árido. Aquele sem este se desfolha ao vento das bandeiras”.

    Numa afirmação, desnuda a base do populismo: “A massa não deve saber, mas crer. Só a fé remove montanhas. O raciocínio não. Este é um instrumento, mas jamais motor da multidão”. Sobre sua relação direta com as massas, diz: “Deve-se dominar as massas como um artista domina sua arte”. E ensina: “Deve-se ir do místico ao político, da epopeia à prosa”.

    É nessa entrevista que Mussolini usa uma frase que marcou seu machismo: “A multidão adora homens fortes. A multidão é feminina”. Ludwig, vendo sua chegada ao balcão de seu gabinete no palácio Veneza para saudar o povo, comenta: “No balcão, olhando as massas, ele tem o ar de autor dramático, que chega ao teatro e vê os atores impacientes para o ensaio”. Mussolini segue: “Cumpre tirar dos altares sua santidade, o povo. A multidão não revela segredos. Quando não é organizada, a massa é um rebanho de ovelhas. Nego que ela possa se reger por si só”.

    Ludwig registra o que ele ensina e que deveria servir ao mesmo Mussolini e a tantos outros, especialmente os de aqui e agora: “Veja só o que Brunsen disse de Bismarck: ‘Tornou a Alemanha grande e os alemães pequenos'”.

    Bismarck Cesar Maia Churchill Emil Ludwig Getúlio Goethe Hitler Mussolini Napoleão Pompidou Salazar
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorVALORIZAR O INTERIOR
    Próximo Artigo Roberto Campos atual
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    6 de junho de 2025

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    6 de junho de 2025

    Respeito à política fluminense

    6 de junho de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    O polêmico e controvertido Bolsonaro

    VEXAME INTERNACIONAL

    A falência das elites e a perda de valores

    SEM CONDIÇÕES DE CRESCER COM QUALIDADE

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.