Recente estudo do banco suíço UBS revelou que os países com maior desigualdade social são Rússia, África do Sul e Brasil. A China e a Índia, sem dados oficiais, também não são nenhum modelo de distribuição de renda. Curioso é que constituíram um grupo hostil aos americanos, reforçado pela recente aceitação do Irã. Os BRICS, todos alinhados com a “nova esquerda”, têm na presidência a brasileira Dilma Roussef, da ala mais à esquerda do grupo liderado por Lula da Silva. No mínimo, é curioso que o assunto tenha sido discretamente noticiado.
Variedades
· Foi lançado no Palácio São Clemente, com apresentação da cônsul-geral Gabriela Soares Albergaria, o livro “Viagem pela Lusofonia”, do educador Antônio Montenegro Fiúza, da Universidade Lusófona, que preside a Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Rio de Janeiro. Fiúza tem passagem por países lusófonos e dirige o braço brasileiro da universidade.
· Parte do Shopping Rio Sul, o mais importante da zona sul da cidade, foi adquirido pelo Grupo Iguatemi, que, com 15% participa do bloco controlador e vai passar a ter a gestão do negócio.
· O Carrefour, que opera mais de 200 lojas no Brasil, vendeu os imóveis para um fundo e passa a gerir apenas o negócio.
· O turfe brasileiro recebeu mais um golpe com o encerramento das atividades do Jockey de São Paulo. O Rio e o Rio Grande do Sul passam a manter a atividade no país.
· O Forte de Copacabana, hoje um museu e aberto ao público, pode passar a iniciativa privada. O governo central resolveu estudar como fazer a concessão. O espaço recebe mais de 30 mil visitantes por mês, turistas ou que vão aos dois restaurantes ali presentes.
· Paul McCartney vai ter mais uma apresentação em São Paulo dado o sucesso das vendas.
· O complexo do Porto de Santos recebe mais de dez mil caminhões por dia. Para poder crescer será construído novo acesso. A previsão é dobrar o movimento nos próximos seis anos.
· O Brasil pode ficar com a maior carga fiscal dos países do G20 e uma das maiores do mundo, alerta estudo do Banco Mundial.
· Complica-se a situação do ex-presidente Bolsonaro nos processos a que responde por eventual aquisição de atestado de vacina que não tomou, de uso e venda de joias recebidas de presente que, pelo seu valor, deveriam ser do Estado, conivência com os atos de vandalismo e por uso político dos órgãos de informação. São gravações e depoimentos constrangedores. Apesar da popularidade, o ex-presidente está isolado.
· Petrópolis, Cidade Imperial, recebeu a visita do secretário das Comunidades, José de Almeida Cesário, que se fazia acompanhar da embaixadora Gabriela Albergaria, cônsul-geral no Rio de Janeiro. Ali nasceu a Princesa Francisca, mãe de D Duarte.
· Faleceu, aos 87 anos, o jornalista Sérgio Cabral, relevante no futebol e no mundo do carnaval. Foi vereador no Rio e biógrafo de notáveis como Ari Barroso e Elizete Cardoso e Tom Jobim. O filho foi Governador do Rio de Janeiro em dois mandatos.
· Inacreditável, mas a esquerda brasileira coloca em dúvida o atentado nos EUA, levantando a hipótese de ser puro marketing político. Assim como insistem em colocar em dúvida a facada levada por Bolsonaro atendido por mais de dez conceituados cirurgiões no local do atentado e depois em São Paulo.
Semanario Sol.pt 20/07/24