Fechar Menu
    What's Hot

    SEM CONDIÇÕES DE CRESCER COM QUALIDADE

    Turismo, Segurança e Absurdos

    Bolsonaro pode salvar Lula do desastre eleitoral

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    quarta-feira, junho 4
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»A ESTÁTUA DE PEDRO
    Artigos

    A ESTÁTUA DE PEDRO

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond17 de maio de 2022Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário2 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    O Instituto de França deu ao nosso Imperador Pedro II o título de “o magnânimo”, e os monarquistas brasileiros poderiam dar este título ao Conde de Afonso Celso – conde papal –, filho do Visconde de Ouro Preto e leal monárquico.

    É que o notável político e intelectual, fundador, com Machado de Assis e Joaquim Nabuco, da Academia Brasileira, foi de exemplar correção e solidariedade ao monarca, não só o acompanhando no exílio, mas também, após sua morte, na defesa de sua memória.

    Uma das suas iniciativas mais relevantes é a estátua que está no centro de Petrópolis, encomendada por Afonso Celso, com subscrição popular. O monumento veio da França, de autoria do escultor Jean Magrou, e sua inauguração, em 1911, contou com a presença do então presidente Marechal Hermes da Fonseca e das mais ilustres famílias ligadas à cidade, como os Sá Earp, Figueira de Mello, Rocha Miranda, Miranda Jordão, além de inúmeros titulados do Império e de Oswaldo Cruz, que depois viria a ser prefeito da cidade.

    Coerente com sua mineiridade, o Conde de Afonso Celso, ao perceber restrições oficiais a sua iniciativa, procurou pessoalmente o presidente da República para o informar que a homenagem não era ao monarca nem estava no contexto de um movimento político, mas um reconhecimento da cidade a seu fundador, que ali viveu parte de sua vida, com muito amor. O presidente Hermes da Fonseca ficou sensibilizado e garantiu, inclusive, sua presença na inauguração. O que ocorreu, tendo almoçado neste dia na casa do Barão de Rio Branco, com a sua comitiva, que incluía inúmeros membros do seu governo.

    A presença histórica de Petrópolis não se deve apenas ao Império, pois na República foi residência de verão dos presentes, no Palácio Rio Negro, sendo nos governos Vargas tão presente quanto no tempo do Imperador. E entre suas referências históricas, a atual Câmara de Vereadores, o Palácio Amarelo, que pertenceu ao Barão de Guaraciaba, um dos membros da nobreza afrodescendente, que foi um dos três maiores produtores de café no Vale do Paraíba fluminense.

    Muito por fazer para que a cidade não perca a atração de seu passado, que é compatível com o progresso que pode ter agora.

     

    Publicado em:  Diário de Petropolis 15-05-22

    Conde de Afonso Celso Diário de Petrópolis Figueira de Mello Imperador Pedro II Marechal Hermes da Fonseca Miranda Jordão Oswaldo Cruz Rocha Miranda
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorLULA TEM DE SE EXPLICAR
    Próximo Artigo POLÍTICA COM REALISMO
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    SEM CONDIÇÕES DE CRESCER COM QUALIDADE

    28 de maio de 2025

    Turismo, Segurança e Absurdos

    24 de maio de 2025

    Bolsonaro pode salvar Lula do desastre eleitoral

    22 de maio de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    SEM CONDIÇÕES DE CRESCER COM QUALIDADE

    Turismo, Segurança e Absurdos

    Bolsonaro pode salvar Lula do desastre eleitoral

    A verdade sobre África e escravidão no mundo português

    Calma que o Brasil é de nós todos

    O vergonhoso silêncio das esquerdas ao redor do mundo

    Abuso nos fundos de pensão

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    SEM CONDIÇÕES DE CRESCER COM QUALIDADE

    Turismo, Segurança e Absurdos

    Bolsonaro pode salvar Lula do desastre eleitoral

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    SEM CONDIÇÕES DE CRESCER COM QUALIDADE

    Turismo, Segurança e Absurdos

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.