Fechar Menu
    What's Hot

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    Lula briga com a alta renda

    SOS ITAIPAVA

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    terça-feira, julho 1
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»BRASIL NO MUNDO DAS FRUTAS
    Artigos

    BRASIL NO MUNDO DAS FRUTAS

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond17 de setembro de 2024Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    O fenômeno que tem sido a agricultura e a pecuária no Brasil não se limita aos produtos mais referidos em que o país já é o maior produtor, com café, açúcar, soja, milho, carne bovina, suína e aviária. O crescimento de outras culturas nos últimos 50 anos foi enorme, a partir da Embrapa, a empresa de pesquisa e tecnologia do campo criada pelos militares nos anos 1970.

    O grande salto foi o projeto de irrigação nas margens do Rio São Francisco, na divisa de Pernambuco com a Bahia. Dali saem as mangas, melões, limas e uvas que são exportadas por avião para a Europa. O mamão formosa e o papaia saem do Espírito Santo, próximo ao Rio para os mercados dos EUA e Europa de avião.

    As duas maiores processadoras de laranjas do mundo são as brasileiras Citrosuco e Cutrale. E o Brasil é o maior exportador de suco de laranja concentrado, inclusive com frota própria de navios frigoríficos. O maior mercado do mundo, que é o americano, processa e embala um quinto de seu consumo com produto oriundo do Brasil. As empresas vêm desenvolvendo outras tecnologias e hoje a produção brasileira de ração animal a partir do bagaço de laranjas e de óleo da casca é significante no mercado. Uma das empresas tem mais de 25 milhões de pés de laranja. As empresas possuem terminais portuários frigorificados próprios em vários países da Europa, mais Japão e Austrália e EUA.

    Já em banana, o Brasil é o quarto maior produtor, mas não exportador. O campeão é o Equador, seguido de países da América Central, como Costa Rica e Honduras.

    Na pecuária, o Brasil como maior produtor e exportador do mundo, com duas das maiores empresas nos EUA brasileiras, o momento é de aumento da qualidade. O gado espanhol Rubia Galega já começa a marcar posição no mercado, estando presente na maior herdade do país, a Fazenda Roncador, campeã na soja e no milho e que possui quilômetros de estradas internas, aeroporto, clínica médica, escolas, comércio, como se fosse uma cidade. Um dos controladores é a CCR, concessionária de estradas no Sudeste.

    A fruticultura vem ganhando espaço, como no caso do Açaí, fruto típico da região amazônica brasileira, peruana e colombiana, com presença em mercados internacionais. O Grupo Multinacional está fazendo o maior investimento no Amapá, destinado integralmente à exportação. No coco, a produção é relevante, mas sobra pouco para exportação, sendo a marca Sococo presente nos mercados portugueses e outros. Na produção de morangos e maças, o Brasil já superou a vizinha Argentina.

    Esta referência de qualidade, com produtividade, fixação do homem no campo e com bons salários, continua a sofrer restrições do presidente Lula e seus aliados de esquerda. A última é uma revisão na lei que regula propriedades rurais de estrangeiros, que hoje representam pouco mais de 1% da área plantada e, mesmo assim, com referência e excelência, como as fazendas dos franceses antigos controladores do Carrefour. Esta ação está inibindo a compra de uma grande empresa de celulose por parte dos indonésios da Paper Excellence, um dos gigantes mundiais do setor.

    Coisas que só a ideologia faz.

     

    Publicado em: Jornal Diabo.pt 07/09/24

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorCÂMBIO NO BRASIL MAIS POLÍTICO DO QUE ECONÔMICO
    Próximo Artigo O DIFERENCIAL DE EDUARDO PAES
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    25 de junho de 2025

    Lula briga com a alta renda

    25 de junho de 2025

    SOS ITAIPAVA

    25 de junho de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    Lula briga com a alta renda

    SOS ITAIPAVA

    RUY BARRETO: PATRIOTA E IDEALISTA

    A OPORTUNA VOLTA DE MIRO

    A FORÇA DA PRESENÇA PORTUGUESA NO RIO DE JANEIRO

    PATRIOTAS INESQUECÍVEIS

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    Lula briga com a alta renda

    SOS ITAIPAVA

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    Lula briga com a alta renda

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.