Fechar Menu
    What's Hot

    O vergonhoso silêncio das esquerdas ao redor do mundo

    Abuso nos fundos de pensão

    A relevância de Aécio Neves

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    segunda-feira, maio 19
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»Pedro Calmon do Brasil e Portugal
    Artigos

    Pedro Calmon do Brasil e Portugal

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond7 de dezembro de 2021Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    A ligação de intelectuais brasileiros e portugueses através dos tempos é um dos fundamentos da solidez da presença da língua portuguesa no mundo contemporâneo. Esta integração, hoje, é facilitada pelos meios digitais e a circulação das pessoas, que tornam as viagens entre os dois países separados pelo Atlântico como se fosse uma viagem interna.

    Há semanas, Lisboa recebeu intelectuais, juristas e políticos brasileiros para um encontro. A presença mútua de homens de letras tornou-se uma rotina. Na música, Fafá de Belém, Caetano Veloso e Maria Bethânia frequentam Lisboa e Porto como o Rio e São Paulo, mas é a jovem Giulia Be, a mais ouvida em Portugal, assim como Ana Carolina. Nas rádios, a presença de Tom Jobim é sempre destaque. Assim como José Saramago, Lobo Antunes, Miguel Sousa Tavares e Agustina Bessa-Luís estão nas livrarias brasileiras, ao lado dos ícones Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa.

    No século passado, sem Internet e sem voos diários, na primeira metade, o brasileiro mais militante na literatura dos dois países foi Pedro Calmon, o grande historiador, orador e professor. Ele foi da Academia Portuguesa da História, da Academia de Ciências de Lisboa, estudioso de Camões e doutor em Coimbra. Teve ainda ligação com Portugal em quase todos os seus mais de 70 livros, incluindo a notável obra sobre a História do Direito em Portugal. A biografia que escreveu de D. João VI é elogiada. Pedro Calmon foi presidente perpétuo do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, a mais importante e relevante instituição cultural brasileira, fundada e frequentada pelo Imperador D. Pedro II. Foi um ilustre intelectual brasileiro e grande estudioso de Padre Antônio Vieira.

    Como historiador e biógrafo fundamental na historiografia brasileira, Pedro Calmon mostra em sua obra respeito, reconhecimento e afinidades entre os dois povos e sabe atribuir os créditos à colonização portuguesa. Sua obra anda meio escondida pela influência marxista no meio acadêmico brasileiro, daqueles que criticam e procuram desqualificar a presença portuguesa na formação do povo e da nação brasileira. A moda agora é a questão da escravatura, de vinha dos tempos de Cristo, numa vitimização que se limita a ala esquerda dos movimentos negros. Neste capitulo justamente é notável a singularidade de nossa miscigenação e a maneira com que os escravos eram tratados.

    Portugal está na origem de obras fundamentais da história do Brasil, como a biografia de Pedro II feita por Heitor Lira quando diplomata em Lisboa, e a obra de referência A Capitania de Minas Gerais, de Augusto de Lima Junior, que, na segunda edição, contou com o prefácio de Jaime Cortesão. Gilberto Freyre, que frequentou Portugal desde muito jovem, lançou o luso-tropicalismo com base em conhecimento da história e do país como um todo, incluindo o ultramar que visitou nos anos 1950. Agora, o último livro de Nélida Piñon foi escrito em seu ano sabático em Lisboa. E o acolhimento vem desde sempre, como no caso do professor Marcello Caetano, membro corresponde da Academia Brasileira, sendo o ilustre português, quando no exílio no Rio de Janeiro, frequentador das sessões da Academia Brasileira.

    Esta ligação forte não tem patrocínio oficial, vem do mercado, da vontade do leitor, do apreciador da música, dos que acompanham as novelas, que de certa forma influiu nas ultimas décadas em alterações na maneira de ser do português.

    Publicado em: Jornal Diabo.- Portugal 04-12-21

     

    Agustina Bessa-Luís Caetano Veloso Camilo Castelo Branco Eça de Queirós Fafá de Belém Fernando Pessoa. Giulia Be Imperador D. Pedro II Jornal O Diabo – Portugal/Lisboa José Saramago Lisboa Lobo Antunes Maria Bethânia Miguel Sousa Tavares Rio São Paulo
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorPragmatismo para o Rio da cultura
    Próximo Artigo SOS ITAIPAVA
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    O vergonhoso silêncio das esquerdas ao redor do mundo

    14 de maio de 2025

    Abuso nos fundos de pensão

    14 de maio de 2025

    A relevância de Aécio Neves

    14 de maio de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    O vergonhoso silêncio das esquerdas ao redor do mundo

    Abuso nos fundos de pensão

    A relevância de Aécio Neves

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    Favelão de concreto não

    Rio de Janeiro, capital mundial do livro

    O VALOR DOS REALIZADORES

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    O vergonhoso silêncio das esquerdas ao redor do mundo

    Abuso nos fundos de pensão

    A relevância de Aécio Neves

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    O vergonhoso silêncio das esquerdas ao redor do mundo

    Abuso nos fundos de pensão

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.