Os ingleses vêm dando ao mundo grandes frasistas. Entre os intelectuais, o maior de todos é o autor deO Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde, que dizia, referindo-se aosmedíocres, “Como não foi genial, não teve inimigos”, por exemplo.
Winston Churchill – o maior estadista do séc. XX – não perdia uma oportunidade para destilar a sua ironia. Suas frases contam-se aos milhares e repetidas em todos os idiomas. Uma delas: “O segredo de minha longevidade? Claro que é o esporte. Nunca o pratiquei”. Em outra oportunidade disse: “Não me preocupo com a atividade, apesar da idade, mas sim com a inatividade”. Outra: “O otimista é aquele que vê em cada dificuldade uma oportunidade”. Sua mais importante e histórica frase, ao assumir a Inglaterra bombardeada pela poderosa aviação alemã, é: “Só posso vos prometer sangue,suor e lágrimas para vencermos a guerra”.
No Brasil o mais importante foi o Marques de Maricá, que merece ser pesquisado na Internet, pois não é editado há décadas. Na República, contamos com grandes nomes,como Carlos Lacerda, Nélson Rodrigues, Roberto Campos e Delfim Netto.
Delfim Netto está tendo as suas frases pesquisadas e selecionadas por admiradores e devem ser publicadas em breve junto com depoimentos sobre sua longa presença na vida nacional.Atuante, escrevendo mais do que nunca, Delfim está com 87 anos, sem perder o humor e a sensibilidade numa vida pautada pela austeridade e bom senso.