Getting your Trinity Audio player ready...
|
O setor elétrico brasileiro tem registrado queda no consumo em função de menor crescimento da economia e do frio nas cidades, como o Rio de Janeiro, de alto consumo comandado pelo uso de aparelhos de refrigeração comercial e domiciliar. No mais, o sistema precisa de mais linhas de transmissão, pois o ingresso de parques solares e eólicos na geração tem tido dificuldades de escoamento. Falta planejamento.
VARIEDADES
· O primeiro e maior aeroporto brasileiro voltado para aviões executivos tem uma fila de mais de cem aeronaves disputando um lugar para guarda. São 12 os hangares e mais quatro em construção e que serão entregues até dezembro. O aeroporto fica a cerca de 60 km do centro da cidade de São Paulo e recebe voos nacionais e internacionais. O avião Phenom 300, da Embraer, para até 11 passageiros é a novidade do mercado e custa cerca de 15 milhões de dólares. São Paulo só perde para Nova York em movimento de aeronaves executivas e helicópteros.
· A queda do lucro do Banco do Brasil no semestre e o aumento da inadimplência afetaram o valor das ações. O marcado atribui a inadimplência a empréstimos concedidos por indicação política, pois é maior do que o registrado na banca privada.
· Empresas brasileiras, aproveitando a liberdade na operação de divisas, estão vendendo ativos na Argentina. Mais de três mil milhões de dólares nos últimos seis meses.
· A COP 30 continua pressionada por países convidados, mas o governo insiste que vai ter alojamento para todo mundo. A reunião será em novembro.
· O aeroporto do Rio de Janeiro passa a ter ainda este ano dois voos semanais para o Canadá. Um para Toronto e outro Montreal.
· O governo dos EUA cancelou o visto do responsável pelo programa brasileiro que contratou dois mil médicos cubanos. Mozart Tabosa Sales ocupa alto cargo no governo de Lula da Silva. Bolsonaro cancelou o contrato que tinha um custo de cinco mil dólares por cada médico, pagos diretamente ao governo cubano, que repassava aos profissionais apenas 250 dólares. Cancelado o contrato, mais da metade pediu asilo e ficou no Brasil.
· Crise na Câmara dos Deputados permanece com a pressão pela votação da anistia a Bolsonaro. Mas tem ainda os mandatos da deputada Carla Zambelli, presa na Itália, e do deputado Eduardo Bolsonaro, cuja licença acabou, mas ele continua nos EUA.
· Diante de ter sido apontada como fator de desgaste para o presidente Lula, sua mulher, Janja, tem sido mais discreta nas aparições públicas. Lula da Silva administra sua popularidade semanalmente através de levantamentos oficiais.
· O cineasta Walter Moreira Salles Júnior, uma das dez maiores fortunas do Brasil, declarou sua opinião em favor de maior taxação para super ricos.
· A atriz Mariana Rios resolveu dar o nome de Palo ao filho que está esperando, o que logo provocou críticas de admiradores. O filho será bisneto de Abilio Diniz e neto de L. F. D’Avila, político e jornalista que foi candidato liberal à Presidência da República. Palo, explicou ela, é nome espanhol que representa grandeza, força, vitória, sucesso. Simbolizado pelo tronco das árvores.
· A Embraer entrou no mercado de drones e já assumiu a maior fábrica da América Latina, sediada no interior de São Paulo.
· Até dezembro serão 16 marcas diferentes de automóveis chineses circulando no Brasil. Representam 10% de um mercado de dois milhões de veículos vendidos por ano.
· Julgamento de Bolsonaro e mais oito começa dia 2 de setembro e vai até dia 11, segundo previsões.
Publicado em: Semanario Sol.pt 23/08