Fechar Menu
    What's Hot

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    Lula briga com a alta renda

    SOS ITAIPAVA

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    terça-feira, julho 1
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»DEMOCRACIA TAMBÉM É ORDEM
    Artigos

    DEMOCRACIA TAMBÉM É ORDEM

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond25 de setembro de 2017Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Um dos fatores da crise nacional, ampla pois envolve os três poderes   e a economia  é que nossa democracia, retomada em 1985, pela  iniciativa dos militares, sob o comando do presidente  Figueiredo,  deixou-se levar por todos os tipos de excessos. Foi isso que nos  trouxe a esse derretimento e apodrecimento das instituições, muito  mais para um regime anárquico do que uma democracia moderna.

    No século passado, o Brasil gerou, entre 30 e 85, um time de juristas  renomados. Estes já alertavam para os riscos de um regime sem  controle, sem limites, sem o exercício da autoridade na preservação da  ordem, da paz  e da segurança. E,  muito fizeram pela manutenção  da autoridade e da ordem, com austeridade.

    A seleção de notáveis incluía nomes como Vicente Rao,  que presidiu o Tribunal de Segurança Nacional em tempos de muita tensão nacional e  internacional e foi ministro por duas vezes de Getulio. O educador  Francisco Campos, talvez o mais completo intelectualmente, foi
    ministro da Educação e da Justiça de Vargas e deu o arcabouço jurídico ao Estado Novo, que garantiu os anos  progressistas da Era Vargas, quando o mundo estava na crise e em guerra. Campos ainda veio a dar um fecho de ouro em sua carreira, colaborando com os militares em 1964.

    Além dos citados, muitos outros tinham odores de sabedoria e bom  senso, como Miguel Reale, brilhante defensor da democracia com ordem,  que chegou a Academia Brasileira.. E mais: Alfredo Buzaid,  que foi  ministro de Médici, e Leitão de Abreu, ministro de   Figueiredo e do  STF. Há quem discorde dessa linha do autoritarismo esclarecido, que  respeita o direito de ir e vir, a propriedade  e a liberdade de  imprensa, que é a essência da democracia. Hoje, aliás, com as redes  sociais, nem adiantaria tentar fazer diferente.

    O que unia essas cabeças era a reputação ilibada, o saber e a contribuição a dois regimes autoritários cabíveis a seu tempo : Estado Novo e Revolução de 64. Em ambos, a face desagradável e lamentável  ficava por conta das  ações violentas como sequestros, assaltos a
    bancos, execuções e tentativas de tomada do poder, como, em 1935, pelos comunistas e, em 1938, pelos integralistas e a reação dos  agentes da lei.

    O que anda faltando em Brasília hoje é um freio de arrumação,  alertando os três poderes para a repulsa da sociedade mais culta ao  abuso no exercício de nobres funções. E, claro, uma boa cabeça para  elaborar um texto que respeite as conquistas democráticas, mas com
    ordem e limites.

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorHistórias E Estórias #66
    Próximo Artigo POLÍTICA REALISTA E DE RESULTADOS
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    25 de junho de 2025

    Lula briga com a alta renda

    25 de junho de 2025

    SOS ITAIPAVA

    25 de junho de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    Lula briga com a alta renda

    SOS ITAIPAVA

    RUY BARRETO: PATRIOTA E IDEALISTA

    A OPORTUNA VOLTA DE MIRO

    A FORÇA DA PRESENÇA PORTUGUESA NO RIO DE JANEIRO

    PATRIOTAS INESQUECÍVEIS

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    Lula briga com a alta renda

    SOS ITAIPAVA

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    Lula briga com a alta renda

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.