Getting your Trinity Audio player ready...
|
O objetivo maior, se não o único, do governo Lula da Silva é a perpetuação do grupo político no poder. São 60 milhões de consumidores a pagar o gás com subsídio, que vêm se juntar aos 30 milhões que recebem subsídio em dinheiro.
Agora a meta é o transporte público urbano gratuito. Todas as experiências no passado levaram as cidades à falência pelos custos envolvidos. O transporte já é subsidiado e a alto custo para o setor público e o privado. E uma linha de financiamento to para reforma de habitações de seis mil euros. Tudo pelo voto.
Os gastos com programas sociais não deixam recursos no orçamento do estado para investir na mão de obra, na produtividade e nos gargalos na logística que oneram a produção no Brasil. A inflação vai ficar acima da meta, o endividamento cresce, os juros altos permanecerão. Tudo pela reeleição de Lula no próximo ano e com a substituição do atual vice-presidente, que é político moderado, por um nome mais à esquerda. Apesar deste quadro preocupante, a economia sofre pouco, mesmo com alertas dos economistas e analistas.
Variedades
- Sondagem nacional aponta que a maior preocupação do brasileiro hoje é com a segurança. A mesma sondagem registra os ganhos de Lula da Silva com a conversa telefônica com Trump.
- A visita do Almirante Henrique Gouveia e Melo às comunidades luso-brasileiras do Rio e de São Paulo foi um sucesso político. Apesar de um discurso de centro, em que disse ter os ex-presidentes Fernando Henrique e Michel Temer como modelo, obteve espaço nas mídias.
- O Rio de Janeiro recebeu nos seis primeiros meses do ano número recorde de turistas. Argentina, Chile e EUA lideram, seguidos de França, Itália e Portugal. E cresce na gastronomia de qualidade. Semana passada, o enólogo Pedro Baptista esteve no lançamento no mercado brasileiro do vinho Pera Manca tinto, safra 2019. Para esta temporada dos navios de turismo de grande porte, que vai até abril, são previstas mais de 80 visitas na cidade, sendo que sete grandes barcos para o carnaval.
- O Supremo Tribunal está com novo presidente, Edson Fachin, que sugere menos decisões monocráticas na Corte e mais coletivas. E o ex-presidente Luís Roberto Barroso anunciou reforma oito anos antes do prazo legal.
- A BYD já está montando automóveis na Bahia. A inauguração contou com a presença do presidente Lula da Silva.
- A Embaixada do Reino Unido confirmou a presença do Príncipe William na COP-30, em Belém.
- A Embaixada do Brasil na Itália está num dos mais bonitos e históricos palácios de Roma, o Doria Pamphilj, na Praça Navona. O que está causando comentários e surpresa no Brasil é que a obra é financiada por enorme painel de propaganda de automóvel chinês, o Geely. Há anos as obras foram patrocinadas pela Fiat, instalada no Brasil. Esta semana Lula da Silva dormiu na viagem para tirar fotografias com o Papa.
- Cresce no Rio os problemas provocados pelo barulho noturno com bares abertos até a madrugada com mesas externas. Em Copacabana, com o crescimento do turismo, a maioria dos bares funcionam até às duas da madrugada.
- O maior prédio comercial de São Paulo atingiu 220 metros de altura. Terá 39 pisos de escritórios, mais seis de garagem e 30 elevadores.
Publicado em: Semanario Sol pt