|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Fraudes fiscais envolvendo empresas privadas reveladas. Só uma refinaria de petróleo no Rio soma cinco mil Milhões de euros de impostos não pagos ao governo de São Paulo. O caso do Banco Master deve causar prejuízos acima de doze mil milhões de euros. A política vai ser atingida pois os fraudadores possuem todos ligações políticas em todas as áreas. E o Supremo impôs segredo de Justiça para o caso. E o Judiciário com escritórios ligados a mulheres ou filhos de magistrados com contratos milionários pode ter inspirado a inédita medida e aplicações temerárias de entidades públicas tem digitais de políticos ou pessoas ligadas ao governo. Inacreditável, mas o membro do Supremo que determinou o sigilo sobre o processo do MASTER foi à Lima, no Peru, em avião fretado por advogado ligado ao banco com a presença a bordo de um diretor solto por decisão do mesmo magistrado. Sendo no caso do Rio um escândalo envolvendo governo e uma estatal que colocaram mais de duzentos milhões de euros em títulos sem garantia.
O presidente do Supremo, Ministro Facchim, quer criar condigo de conduta para magistrados. Mas encontra resistências…
As obras para a COP 30 em Belém que não ficaram totalmente prontas estão paradas.
Os militares constrangidos com prisão de oficiais generais de prestígio como Augusto Heleno e Paulo Sérgio e a ameaça agora da exclusão deles do quadro de oficiais da reserva. Revanchismo claro.
Quem disser que sabe o que vai acontecer daqui para frente no Brasil está mentindo.
VARIEDADES
· Lula da Silva com sua habilidade acabou conseguindo uma boa relação com Trump. A esta altura os diplomatas avaliam que só uma atitude pró madura pode destruir a relação amistosa entre os dois.
· Os empresários brasileiros acham que a chance de reeleição de Lula é mínima. Por isso acreditam que em dois anos de governo mais responsável as contas estarão corrigidas. Mas cautelosos com o ano eleitoral e temendo erros políticos no centro e na direita.
· As eleições aceleram pauta populista por parte de Lula. Quer instituir semana de cinco dias, o que preocupa empresários do turismo e restaurantes pelos custos e os empregados no comércio que vivem de participação nas vendas que fazem, que tem nos sábados o grande dia. O Congresso aceita apenas reduzir as horas semanais de 44 para 40 horas e dobrar valor da hora extra. Lula não para de pensar na reeleição para um quarto mandato,
· Serão 14 toneladas de fogos em Copacabana na virada do ano, com 19 balsas e duração de 12 minutos. Os fogos são de origem da China e da Espanha.
· O ministro Gilmar Mendes resolveu modificar a lei sobre pedidos de impeachment de membros da Suprema Corte retirando o poder do Senado. Mais uma crise no país.
· Economia desacelerando no terceiro trimestre. As vendas de Natal podem eliminar estoques, mas o consumidor anda cauteloso. A Bolsa, porém, sobe e o real se valoriza.
· Mesmo com o real forte, o Brasil deixou a lista das dez maiores economias. Vale lembrar que, em 1985, os militares entregaram o país como a oitava economia.
· Bolsonaro, no seu melhor estilo anunciou o nome do filho, Senador Flávio Bolsonaro. Como seu candidato nas presidenciais. A repercussão entre políticos foi a pio possível. O rapaz tem como única credencial o fato de ser filho do ex-presidente.
Publicado em: Semanario Sol pt 13 12 25
