Fechar Menu
    What's Hot

    PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER

    AUMENTA CERCO A BOLSONARO

    Magalhães Pinto, inesquecível

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    quinta-feira, julho 3
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»Lições da História na América Latina
    Artigos

    Lições da História na América Latina

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond3 de outubro de 2023Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Há 50 anos o Chile conseguiu deter um tumultuado processo revolucionário que pretendia criar uma Cuba no Pacífico Sul. Foi a ação dos militares que afastaram um governo afinado com o regime e a liderança de Fidel Castro.

    Pouca gente atenta para o fato de que o General Augusto Pinochet era ministro do presidente Salvador Allende, mas colocou acima de tudo a preservação da liberdade no país.

    Enfrentou problemas no controle da subversão, tendo um primeiro momento com muitas prisões, inclusive de estrangeiros, entre os quais brasileiros. Nestas horas, registra a história atos de violência de parte a parte. O próprio General Pinochet foi alvo de atentado com mortes anos depois.

    Consolidado o regime, mesmo que com pontuais atos autoritários, o Chile se tornou um país desenvolvido, com crescimento econômico positivo e reformas econômicas que o fizeram modelo no mundo. A economia foi delegada a jovens adeptos da legenda liberal, a chamada Escola de Chicago .E surgiu este novo e progressista Chile, sem medo de ser capitalista. Afastados os radicais vive uma democracia sólida.

    Hoje, o país tem até um antigo militante radical na presidência, Gabriel Boric, mas comprometido com a democracia, distante do bolivarianismo que, ao contrario de Lula repuldia . Não coloca ideologia para retrocessos na economia.. Este clima de estabilidade e próspera democracia se deve ao próprio presidente Pinochet, que convocou plebiscito em 1989, , perdeu por 1% e aceitou de pronto o resultado. Provou ali ser um democrata, que foi levado a romper a legalidade para evitar mal maior.

    Também no Brasil se procura enganar com está história de “ditadura” quando foi regime autoritário civil-militar com momentos duros proporcionados pela tal “luta armada”, que promovia sequestros, atentados e execuções, tratados hoje como atos de “resistência democrática”. Não se pode negar que, em 64, o país estava dividido, em crise econômica e social, e a Revolução uniu as forças vivas da nacionalidade. O correto jornalista Fernando Gabeira, militante que participou do sequestro do Embaixador Charles Elbrike, dos EUA, e depois foi deputado, já afirmou que lutavam para implantar a ditadura nos moldes cubanos e soviéticos. Quem pacificou o país, depois de 20 anos de notável desenvolvimento, e restabeleceu a democracia plena foi o presidente Figueiredo, herdeiro do compromisso democrático de seu pai. Isso é história e não narrativa.

    Nos anos sessenta e setenta a URSS chegou perto de dominar Argentina, Brasil, Uruguai e Chile. Todos salvos pelos militares.

    Olhar o passado com o tempo decorrido se pode entender os momentos históricos e tirar conclusões. A alternativa seria mesmo a comunização ou a guerra civil nos países do Cone Sul.

    O genial Roberto Campos gostava de lembrar que os regimes autoritários chamados de direita, encerrada a missão, passavam o poder, como fizeram os militares brasileiros e chilenos. E deixando as marcas do progresso com ordem.

    Os regimes autoritários de direita melhoram a economia, o social e a segurança pública. E com baixa corrupção. E são especialistas em queimar reservas acumuladas pelos conservadores.

    A esquerda e o populismo costuma levar ao retrocesso econômico e social, com ditadura punindo os mais pobres. Prometem mas não dão nem pão nem liberdade.

     

    Publicado em: Jornal O Diabo.pt 23/09/23

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorJUDICIÁRIO A SERVIÇO DE LULA GERA CRÍTICAS
    Próximo Artigo UM PRÍNCIPE NO PARLAMENTO
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER

    2 de julho de 2025

    AUMENTA CERCO A BOLSONARO

    2 de julho de 2025

    Magalhães Pinto, inesquecível

    2 de julho de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER

    AUMENTA CERCO A BOLSONARO

    Magalhães Pinto, inesquecível

    PROJETO PARA ACABAR COM CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ EM MARCHA

    Lula briga com a alta renda

    SOS ITAIPAVA

    RUY BARRETO: PATRIOTA E IDEALISTA

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER

    AUMENTA CERCO A BOLSONARO

    Magalhães Pinto, inesquecível

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER

    AUMENTA CERCO A BOLSONARO

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.