Getting your Trinity Audio player ready...
|
Petrópolis tem uma importante pauta a ser cumprida para crescer na economia e na qualidade de vida de sua população. Embora com uma boa arrecadação, IPTU mais caro do que no Rio ou Niterói, as despesas são imensas e o funcionalismo exagerado. O ideal seria ter menos gente e melhor remuneração para os que trabalhassem em atividades essenciais, como educação, saúde e segurança.
Mas progredir não pode ser um projeto solitário da Prefeitura. Pede, exige, a coparticipação do Estado e da União. A BR 040 é parte fundamental da cidade e o município deve apoiar a concessionária na obtenção de condições para executar as obras da subida da serra no mais curto prazo. E fiscalizar e proteger as margens da estrada poderia ter a participação federal. A ocupação ilegal é crescente.
Uma boa relação com o estado é fundamental em muitas áreas. Muitas atividades econômicas podem ser facilitadas com o apoio estadual. E o governador Cláudio Castro é um amigo da cidade.
A posse do prefeito Bomtempo foi preocupante na medida em que reuniu a fina flor da oposição aos governos da União e do Estado. Não é um bom início . Eleitos para funções nos executivos devem dar prioridade à gestão e não à atividade política. Esta fica para o fim do mandato ou período legal das campanhas.
A população anda atenta a estes detalhes – que, na verdade, nem são detalhes. Fazer política o tempo todo não honra os mandatos conquistados. Fica o alerta.