Fechar Menu
    What's Hot

    A verdadeira direita

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    O QUE É A DIREITA

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    terça-feira, março 10
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » EXEMPLOS DE MINEIROS DE AÇÃO
    Artigos

    EXEMPLOS DE MINEIROS DE AÇÃO

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond18 de dezembro de 2019Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Minas Gerais tem forte presença na história da liberdade e da prosperidade do Brasil pelos movimentos cívicos em que a Inconfidência é a maior referência. E ainda pela riqueza proporcionada, ontem, pelo ouro e, hoje, pela mineração e siderurgia de ponta, agricultura robusta e indústria moderna. Mas é oportuno lembrar que este progresso dependeu, e muito, da coragem e do dinamismo de alguns homens públicos notáveis que tomaram as decisões certas, por vezes ousada, nos momentos certos.

    A mudança da capital para Belo Horizonte, por exemplo, foi uma luta, uma vez que a população da então capital, Ouro Preto, a condenava com veemência e outras cidades disputavam sediar a administração estadual. Foi quando se definiu o local onde se construiu a moderna BH, em projeto encaminhado e aprovado por Augusto de Lima e com a construção em ritmo inédito por Bias Fortes. Imagine-se Minas com a capital em Ouro Preto hoje.

    Depois, a primeira reforma importante do ensino, com a criação de escolas de alto nível, veio a se dar no governo do estadista Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.  Getulio Vargas soube prestigiar o governador Benedito Valadares que impulsionou a agricultura e a metalurgia, criando a Vale, e a construção do Grande Hotel de Araxá, que chamou a atenção para a região e seu potencial ligada a capital pela estrada Uberaba-BH. Também criou a Cidade Industrial em Contagem entre outros feitos.

    Depois foi com JK, prefeito e governador, que deu à capital empreendimentos como a Pampulha, a exemplar CEMIG, além de trazer a Mannesmann, siderúrgica cuja inauguração foi o último ato público de Getulio Vargas, e a Usiminas.

    A seguir, Magalhães Pinto, que modernizou a administração, construiu o Mineirão, que leva seu nome e, portanto, não deve ser esquecido. Outro estadista notável foi Israel Pinheiro, o homem que desenhou o progresso mineiro até nossos dias, criando o BDMG, a Fundação João Pinheiro e os distritos industriais, abrindo caminho para a gestão de Rondon Pacheco, cujo ponto alto foi a Fiat, que trouxe tanto progresso.

    Não se podem negar as notáveis realizações de Hélio Garcia e Aécio Neves, que consolidaram Minas como segunda unidade da federação, com economia competitiva, moderna e dotada de infraestrutura acima da média nacional.

    O que fica dos governantes são as obras, as reformas institucionais e não apenas boas e corretas intenções. Governar é uma arte, exige talento, sensibilidade e objetividade. Não se deixa para amanhã o que pode ser feito hoje.

    Não se tapa o sol com a peneira!

    Antônio Carlos Ribeiro de Andrada BDMG CEMIG Getulio Vargas Hoje em Dia JK Mannesmann Usiminas
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorO DIREITO DE PENSAR E OPINAR É SAGRADO
    Próximo Artigo A CATÁSTROFE DO INCHAÇO URBANO
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    A verdadeira direita

    4 de março de 2026

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    4 de março de 2026

    O QUE É A DIREITA

    4 de março de 2026
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    A verdadeira direita

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    O QUE É A DIREITA

    A digital portuguesa na festa de Copacabana

    OS NOVOS VALORES DO MUNDO

    SUCESSO NA MÍDIA DIGITAL BRASILEIRA

    UM CIDADÃO RELEVANTE

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    A verdadeira direita

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    O QUE É A DIREITA

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    A verdadeira direita

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.