Fechar Menu
    What's Hot

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    Favelão de concreto não

    Rio de Janeiro, capital mundial do livro

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    domingo, maio 11
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Histórias e Estórias»Histórias E Estórias #67
    Histórias e Estórias

    Histórias E Estórias #67

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond2 de outubro de 2017Nenhum comentário2 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Em muitas cidades da Europa, os cemitérios são pontos turísticos e Panteão para os mais notáveis, homens que construíram a história do Ocidente. Na França, por exemplo, o túmulo de Napoleão, nos Invalides, é muito visitado. Na Espanha, o Vale de Los Caidos, obra monumental, abriga mortos da Guerra Civil, de ambos os lados, e mais o General Franco, que mandou construí-lo e governou o país por 40 anos. E, no de Paracuellos, estão as vítimas do genocídio que matou a alta burguesia, no início da guerra,promovida pelos comunistas.

    Portugal possui desde o fantástico Mosteiro dos Jeronimos, onde repousa Luis de Camões, ao panteão de São Vicente de Fora, com reis, rainhas e notáveis. E Buenos Aires tem como referência o cemitério da Recoleta, cercado de restaurantes e lojas, onde estão importantes argentinos.

    No Brasil, são raros os aproveitamentos, embora existam locais de valor histórico. Entre eles: o Panteão de Caxias, em frente ao antigo Ministério do Exército, e a antiga Sé, onde repousam fragmentos dos restos mortais de Pedro Álvares Cabral, o Monumento dos Pracinhas, nos jardins do Flamengo, e a Catedral de Petrópolis, onde estão o Imperador Pedro II, sua mulher, Teresa Cristina, a Princesa Isabel e o Conde d‘Eu. O São João Batista no Rio já tem visita guiada.

    A cidade serrana, aliás, tem em seu cemitério municipal inúmeros titulados do Império, presidentes da República, intelectuais de renome. Apesar disso, não possui nenhum roteiro turístico. E olha que a cidade abriga o segundo museu mais visitado do Brasil, o Imperial.

    Muitas cidades do interior recebem seus heróis, como Caetanópolis, em Minas, com Clara Nunes, São João Del Rey, com Tancredo Neves, e Ouro Preto, com os inconfidentes. São Paulo tem o Monumento do Ipiranga,em reforma,  e o Cemitério da Consolação, que se prestaria a um passeio guiado dada a quantidade de nomes ilustres que estão ali. E Brasília, apesar de ter menos de 60 anos, já abriga nomes de peso histórico.

    Existe ainda o turismo religioso , como Baependi, em Minas, onde está a beata Nhá Chica , Uberaba , onde está  Chico Xavier, Juazeiro do Norte, no Ceará, onde está Padre Cícero e Pindamonhangaba,São Paulo,  com Santo Frei Galvão, entre outros .

    Temos muito a caminhar, mas, um dia, acabam promovendo esse instrumento de valor histórico e cultural. Seria uma forma também de lembrar grandes personagens da nossa história.

    Cemiterios Mosteiro dos Jeronimos túmulo de Napoleão Vale de Los Caidos
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorPOLÍTICA REALISTA E DE RESULTADOS
    Próximo Artigo FESTIVAL DE INUTILIDADES
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    GRANDES MENTIRAS DA POLITICA

    9 de outubro de 2018

    A VELHA HISTORIA DAS MOSCAS……

    24 de setembro de 2018

    A VALSA DA PRINCESA

    11 de setembro de 2018
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    Favelão de concreto não

    Rio de Janeiro, capital mundial do livro

    O VALOR DOS REALIZADORES

    Maurras no pensamento de Salazar

    É preciso salvar o que resta do centro histórico

    Como a política destrói um país

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    Favelão de concreto não

    Rio de Janeiro, capital mundial do livro

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    Favelão de concreto não

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.