Fechar Menu
    What's Hot

    CAPITALISMO É PROGRESSO

    BRASIL TEIMA EM NÃO CRESCER

    O GRANDE DERROTADO

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sábado, novembro 7
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » A pobreza do debate político no Brasil
    Artigos

    A pobreza do debate político no Brasil

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond17 de outubro de 2026Atualizado:4 de novembro de 2026Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Criança saindo do lixão da Cidade Estrutural, no Distrito Federal, em 2008
    Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil — CC BY 2.5 BR. Imagem de 2008.
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    BRASIL PRESENTE – ARISTÓTELES DRUMMOND

    As três semanas que separam a primeira da segunda volta na eleição presidencial no Brasil, que será no dia 25, são de uma pobreza impressionante e assustadora. Ambos os candidatos se limitam a acusar,

    Denunciar e criticar o adversário.

    Poucas são as palavras sobre o que interessa a população, como saúde, educação, segurança pública, geração de bons empregos e estabilidade econômica. E começa a se consolidar o acreditar que Lula da Silva não vai obter o inédito quarto mandato.

    Sair da crise econômica sem sacrifícios parece difícil. E nenhum dos dois teria coragem de impor austeridade.     País sem acolher bem o capital de fora e ter boa mão de obra não melhora a vida do trabalhador repetem os economistas. Basta ver o perfil dos mais pobres na União Europeia.

    Variedades

    Lula da Silva, sem o menor constrangimento, decretou imposto zero para a gasolina buscando apoios nas classes médias. O gasóleo já tinha incentivos desde a pandemia e que foram prorrogados antes.

    O setor de Private Banco, que administra carteiras de investimentos dos super-ricos, tem experimentado crescimento diante do que pode acontecer com a economia brasileira. O private do Bradesco, em São Paulo, é um deles. O banco tem atuação nos EUA e em Luxemburgo, e cuida de questões ligadas a heranças e sucessões.

    Com a venda do balcão da CGD, que tinha licença bancária em São Paulo, o Brasil não conta mais com nenhum banco português. Antes do 25, estavam presentes instituições como Borges e Pinto de Magalhães.

    A produção do trigo brasileiro cai e faz aumentar as importações. Está prevista alta de até 20% nos próximos meses de produtos de uso do cereal. O Brasil consome 14 milhões toneladas de trigo.

    Lula da Silva não perdeu a esperança de reverter na segunda volta. Parece difícil.

    Os hotéis cinco estrelas de Copacabana já estão sem reservas para o final de ano, apesar de a reserva mínima ser de seis noites e um preço de mil e quinhentos euros por dia nos quartos standard. O evento hoje é superior ao carnaval em termos de turismo.

    O aeroporto do Rio, Antonio Carlos Jobim, deve fechar o ano com 19 milhões de passageiros e tem atraído as novas empresas low cost que estão vindo ao Brasil.

    A gasolina no Brasil já tem 32% de etanol e agora estudam passar a 35%, caso seja tecnicamente possível. O etanol é menos poluente, mas rende menos e, nos automóveis mais antigos, gera  problemas em algumas peças importantes.

    O Aeroporto de Viracopos, base da Azul, deve ter contrato revisto e ter investimento de mais de 200 milhões de euros. A Azul, que começa a receber aviões Embraer adquiridos recentemente, entre as novas rotas, incluiu Cabo Frio, com quatro voos semanais no verão, e Macaé, no Rio. Cabo Frio foi pelo turismo e Macaé, pelo petróleo.

    Está confirmada a grave crise na economia. Seja qual for o resultado da eleição, economistas estimam a saída do país de 300 mil famílias, sendo um terço para Portugal.

    Publicado em: Semanario Sol pt, 17/10/2026

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorO Doce Zuenir
    Próximo Artigo NÃO BASTA DENUNCIAR
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    CAPITALISMO É PROGRESSO

    4 de novembro de 2026

    BRASIL TEIMA EM NÃO CRESCER

    4 de novembro de 2026

    O GRANDE DERROTADO

    26 de outubro de 2026
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    CAPITALISMO É PROGRESSO

    BRASIL TEIMA EM NÃO CRESCER

    O GRANDE DERROTADO

    Como o populismo de esquerda sobrevive eleitoralmente

    NÃO BASTA DENUNCIAR

    A pobreza do debate político no Brasil

    O Doce Zuenir

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    Histórias E Estórias #73

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    CAPITALISMO É PROGRESSO

    BRASIL TEIMA EM NÃO CRESCER

    O GRANDE DERROTADO

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    CAPITALISMO É PROGRESSO

    BRASIL TEIMA EM NÃO CRESCER

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.