|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Pandemia, as guerras no Oriente Médio e a invasão da Ucrania não foram suficientes para o Brasil diminuir sua dependência de insumos vindos das zonas conflagradas. No petróleo, mais da metade do gasóleo é importado e parte da gasolina, nos fertilizantes, fundamentais para o agro, que é o setor da economia que gera divisas com exportações, a dependência fica em 80%, importados do Golfo, Ucrania e Rússia. Nada foi feito para liberar exploração de minerais estratégicos. A demora nas guerras ou seu agravamento vai gerar problemas graves. Tem predominado as restrições à livre iniciativa e ao capital externo que marcam a esquerda brasileira nos governos de Lula da Silva.
Variedades
· A espanhola AENA, ganhou a concessão do aeroporto do galeão-Antônio Carlos Jobim – com vigência até 2039.
· Portugueses com residência no Brasil caiu de 200 mil para cem mil desde o ano 2000. E a tendência é cair mais pela idade da maioria. Já os brasileiros residindo em Portugal a estimativa é de 450 mil e a previsão é de aumentar.
· A Noruega tem mais da metade da exportação do bacalhau salgado em Portugal, com perto de 30 mil toneladas, e Brasil, com cerca de 20 mil, mas este importa também de Portugal, em especial a marca Riberalves. Apesar do preço desta Páscoa, a previsão é de aumento do consumo, pois o bacalhau passou a ser associado ao Natal e a Páscoa.
· Semana Santa com voos esgotados para os destinos preferidos dos brasileiros. Para o exterior, Buenos Aires, Lisboa, Paris e Santiago do Chile. No país, Recife, Rio, Salvador e litoral próximo a estas capitais. O mês é de alegria para o setor do turismo, pois dia 21 tem feriado na terça-feira.
· A norueguesa Equinor se torna a maior parceira na exploração de petróleo no Brasil, presente também na energia eólica. O maior campo produtor, com 220 mil barris por dia, é associado à Petrogal e à Exxon.
· Economistas e analistas estão assustados com a politização do preço do gasóleo e da gasolina por Lula da Silva. Os importadores privados estão suspendendo compras e o risco de desabastecimento cresce. O Brasil não tem refino para derivados suficiente para o consumo.
· Supermercados passam a poder abrigar espaço-farmácia, vendendo remédios controlados, inclusive. Golpe no pequeno comércio.
· O economista Roberto Campos Neto, que dirigiu o Banco Central, acredita que o grande risco da economia mundial é o alto endividamento dos principais países e empresas.
· Os monárquicos brasileiros mandaram fazer missas pelos 200 anos da morte de D. João VI. No Rio, a família imperial foi representada pelo príncipe do Brasil, D. Rafael, cuja irmã D. Maria Gabriela reside em Lisboa.
· Na prisão domiciliar por 90 dias, Bolsonaro não pode acessar telemóvel e visitas livres apenas de advogados. O filho que ele designou como sucessor figura como advogado para visitar o pai com maior frequência.
· Com a venda da Caixa Geral de Depósitos no Brasil, onde tem um balcão em São Paulo, o Santander passa a ser o único banco estrangeiro de retalho no Brasil.
· No Leblon, bairro nobre do Ri, um apartamento de 40m2 começa com 300 mil euros. O Rio volta a ter preços mais altos do que São Paulo.
Publicado em: Semanario Sol pt 04/04/26
