Com a saída da Varig, o lugar de aérea de bandeira do Brasil ficou vago e foi habilmente ocupado pela TAP. A Latam e a Azul possuem poucos voos ligando o Brasil a Europa e todos partindo de São Paulo. A TAP está presente em cerca de dez capitais. A Air France-KLM é a segunda e, mesmo assim, com a metade dos voos oferecidos. As brasileiras não andam muito saudáveis, apesar de a Azul ter conseguido uma operação de meio bilhão de dólares que colocou suas contas em dia. A Latam, que tem controle da chilena LAN, não teria condições de oferecer mais opções. O encerramento das atividades da Varig, no mandato anterior de Lula, pode ter sido um erro que fragiliza o já incipiente turismo brasileiro. Na verdade, a ocupação hoteleira brasileira pelo turismo é 80% de brasileiros e argentinos e depende muito das ligações das empresas internacionais. As americanas Delta, United e American dominam a ligação com os EUA.
VARIEDADES
· O Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana, recebeu verba de 15 milhões de euros para terminar suas obras nos próximos 15 meses. Com oito andares e um projeto moderníssimo, do norte-americano Diller Scofidio, presente em importantes obras nos EUA e na Europa, o novo museu consolidará o Rio como principal polo cultural do Brasil. As obras estavam paradas há oito anos.
· O Santander no Brasil tem lucratividade relevante no grupo. Já o BTG investe fora do país e, associado ao grupo imobiliário-hoteleiro Fasano, começa grande empreendimento na Quinta da Marinha, em Cascais, onde comprou o Hotel Oitavos. Será o primeiro restaurante Gero e Hotel Fasano na Europa. BTG é também responsável pelo projeto onde foi o Hotel Eden, no Monte Estoril. Seu principal acionista tem uma vinícola no norte, a Quinta da Romaneira.
· O presidente Lula completou 79 anos e é o mais velho presidente da história republicana do Brasil.
· O Rio Open está confirmado como o evento do tênis mais importante da América Latina. Em 2025, será de 15 a 23 de fevereiro, na bela sede social do Jockey Clube Brasileiro, um dos locais mais bonitos da cidade. Shell, Mubadala e Rolex estão entre os patrocinadores sêniores.
· Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, declarou em palestra, em Londres, que preocupa o alto endividamento público no mundo e o não aumento da produtividade. Alguns países devem mais do que podem pagar, finalizou.
· Candidatos de Bolsonaro perderam eleições em cidades como Belo Horizonte, Goiânia e Curitiba, para candidatos do centro e da direita. Em Goiânia, ele foi pessoalmente enfrentar o governador Ronaldo Caiado, que foi um de seus mais próximos apoiadores.
· O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reagiu ao projeto de Lula da Silva de incluir o governo central na segurança pública nos estados. Disse que em seu governo não vai colocar câmeras nos policiais. Goiás é um dos poucos lugares do Brasil que a violência vem caindo.
· Esta semana o Rio recebe o G20. Os diplomatas recomendaram que Lula evite falar sobre as guerras e a Venezuela. O presidente parece que vai focar na questão da fome e do perdão da dívida dos países pobres. Pauta que não deve sensibilizar os membros da reunião cujo propósito não é esse.
Publicado em: Semanário Sol – Portugal