• quarta-feira, agosto 10, 2022
  • Artigos
  • Histórias e Estória
  • Livros Publicados
  • Vídeos
  • Fotos
  • Contato
  • Likes
  • Subscribers

Aristóteles Drummond

  • O Jornalista
  • Artigos
    • Todos
    Artigos

    O INACREDITÁVEL JAIR BOLSONARO

    Artigos

    CIRO, BOLSONARO E LULA, UNIDOS NA TEIMOSIA

    Artigos

    PELA ELEIÇÃO VALE TUDO

  • Histórias e Estórias
  • Livros Publicados
  • Vídeos
  • Fotos
  • Contato
Aristóteles Drummond
Artigos

PASCHOAL CARLOS MAGNO

Aristóteles Drummond jun 28, 2022 6 0

A cultura não deve ser um negócio e muito menos ter recursos públicos, se não apoio e participação compartilhada. Afinal, quem define o sucesso, o valor de um cantor, uma música, uma peça de teatro, um livro, é o mercado, o público e não “empresários da cultura”. Estes devem de ser, como são, independentes como os agentes literários, produtores musicais e outros. A presença do dinheiro público gera distorções, como sabemos. Rock In Rio não tem apoio público e gera benefícios para o Estado.

Relendo sobre a vida do admirável Paschoal Carlos Magno, homem que marcou o século passado por uma dedicação integral a promover a cultura, como diplomata, assessor de JK, vereador no Rio, promovendo o teatro e a música nos meios estudantis. Em 1935, criou o Teatro do Estudante do Brasil, e o Teatro Duse, em sua casa em Santa Teresa. Nesta escola de teatro, onde se formaram os primeiros atores, figurinistas, diretores, contrarregras, surgiram atores como Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Sérgio Cardoso e outros. Abdias do Nascimento criou ali o Teatro Experimental Negro.

Este idealista comprometeu sua fortuna pessoal com o sonho da Aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes, onde instalou teatro, hospedagem para alunos, biblioteca, em fase de recuperação. Fez tudo sem um tostão do Estado e contou com o apoio de amigos como Roberto Marinho e Walter Moreira Salles.

Hoje temos referências de cultura nos institutos do Banco Itaú-Unibanco, Casa Roberto Marinho , sem recursos públicos Os mais importantes museus de arte, o Assis Chateaubriand-MASP- e o MAM do Rio também são mantidos por contribuições de pessoas ou empresas privadas. O Estafo pode ajudar, como no caso paulista em que o terreno foi doado pelo Prefeito Adhemar de Barros.

O jovem precisa de apoio e um projeto como o que imortalizou Paschoal poderia sim ter bolsas para os cursos que precisam voltar a Arcozelo. Um grande brasileiro.

 

Publicado em:  Jornal Correio da Manhã 25-06-22

Abdias do NascimentoBanco Itaú-UnibancoCasa Roberto MarinhoCorreio da ManhãFernanda MontenegroJKPaschoal Carlos MagnoSérgio BrittoSérgio Cardoso

Autor

Todas as publicações

Aristóteles Drummond

você pode gostar também Mais do autor

Artigos

O INACREDITÁVEL JAIR BOLSONARO

Artigos

CIRO, BOLSONARO E LULA, UNIDOS NA TEIMOSIA

Artigos

PELA ELEIÇÃO VALE TUDO

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos

O INACREDITÁVEL JAIR BOLSONARO

Artigos

CIRO, BOLSONARO E LULA, UNIDOS NA TEIMOSIA

Artigos

PELA ELEIÇÃO VALE TUDO

Artigos

Legado de Anna Maria Ramalho

Artigos

Como é que pode?

Artigos

CLÁUDIO CASTRO E O INTERIOR

Artigos

As ameaças de Bolsonaro e Temer

Artigos

OS MILITARES E A LEMBRANÇA DE CAXIAS

Instagram

Facebook

Inscreva-se

Inscreva-se e receba as notificações de novos Artigos

  • YoutubeJoin us on Youtube
  • FacebookFacebook
  • MembersJoin our site
CONTATO

Enderço: Rua Sete de Setembro, 55
sala 803 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20050-004

Telefone
Telefone: (21) 2221-0556
Email
aristotelesdrummond@mls.com.br
Acessos
0539518
  • Início
  • Artigos
  • Histórias e Estórias
  • Livros Publicados
  • PODCAST
  • FOTOS
  • VÍDEOS
  • CONTATO
© 2016 - All Rights Reserved.
Aristóteles Drummond
Facebook