Getting your Trinity Audio player ready...
|
Lula da Silva explora a reação americana às suas provocações como se tratasse de uma questão comercial, como com os demais países. A tarifa brasileira, será a maior do mundo. E é a resposta de Trump às posições do Brasil na questão do ataque a Israel e a reação ao Irã, a invasão da Ucrânia e a proposta de excluir o dólar nas transações comerciais entre países do BRICs. Ou seja, o Brasil sempre contra os EUA.
A questão comercial é singular, pois o Brasil compra mais do que exporta para os EUA. As transferências são de juros, dividendos, serviços. No primeiro momento, Lula vem explorando sua reação “em defesa da soberania nacional” e o apoio de Trump a Bolsonaro, cada vez mais implicado em processos no Judiciário. Mas as consequências estão a caminho. Muitas empresas que dependem de vendas aos EUA estão dando férias coletivas, nos portos são centenas de containers retidos por desistências. A fábrica de armas e munições Taurus, responsável pela metade das exportações do setor, tem 15 mil empregados e começará a demitir. Pensa transferir a maior parte de sua produção para a unidade em solo americano. O mesmo com a Weg, de transformadores, que passará a exportar pelas unidades fora do país e reforçar a produção em território americano, onde possui muitas unidades fabris. A crise vai crescer nas próximas semanas.
Variedades
· Entrou em operação a maior térmica do Brasil, no norte do Rio de Janeiro, com três turbinas a gás e uma a vapor, com o que é produzido pelas três outras. A capacidade é de 1,7 GW, que a coloca como a maior do país, capaz de atender a oito milhões de residências. A sociedade une a Siemens, que forneceu equipamentos, à chinesa Spic e à BP, que vai viabilizar o gás.
· Na pauta das esquerdas, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com uma série de eventos de artistas negras latino-americanas. Muita gente não sabia a raça de escritoras e pintoras, mas conheciam sua obra. Os maiores nomes da literatura brasileira, homens e mulheres, negros ou mestiços, nunca foram reconhecidos pela raça, mas pelo talento. A começar por Machado de Assis.
· A Academia Brasileira concedeu o Prêmio Machado de Assis ao embaixador Rubens Ricupero, que publicou livro de memórias sobre sua carreira de diplomata e ministro das finanças na implantação do Plano Real. A medalha anual ficou com Cristovam Buarque ex-senador e governador de Brasília, ministro da Educação no primeiro governo Lula da Silva e que, para surpresa do mundo intelectual, perdeu a disputa de uma cadeira na casa para uma jornalista de esquerda.
· Lula havia dito que Venezuela e Cuba, que receberam do Brasil financiamentos milionários em seu governo anterior, iriam começar a pagar a dívida com sua eleição. Vai para o terceiro ano e nada foi sequer cobrado.
· Boa decisão do Supremo Tribunal cancelando cobranças das Finanças de valor inferior a 1800 euros equivalentes. São dez milhões de ações nos tribunais, que ajudam a morosidade do Judiciário no Brasil.
· O BTG Pactual comprou a operação do HSBC no Uruguai. Tudo para atender à debandada de capitais do Brasil.
· Fábio Lula da Silva, o filho que se tornou empresário de sucesso depois de deixar o emprego no Jardim Zoológico de São Paulo, está de mudança para Madrid. O filho de Lula tem problemas com as Finanças e esteve citado na Lava-Jato.
Publicado em: SEMANARIO SOL PT 02/08/25