|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A frase de que o Rio de Janeiro continua lindo, da música de Gilberto Gil com mais de meio século de sucesso, está mais atual do que nunca. O vigoroso combate ao crime organizado não afetou o dia a dia da cidade e seu astral positivo. Serão duas as árvores de Natal, ambas as flutuantes. Uma na Lagoa e a outra pela primeira vez na enseada de Botafogo, aos pés do Pão de Açúcar. Gigantescas – uma com 40 metros e outra com 70 – e com milhares de lâmpadas de última geração.
Esta semana, haverá um grande show na Praia de Copacabana, com Daniela Mercury, pelos 30 anos da primeira Parada Gay. E o sucesso internacional do espetáculo da virada do ano em Copacabana e outros locais com muita música e animação. Nestes eventos, nunca a violência esteve presente, devendo todos tomar cuidado apenas com carteiristas.
Variedades
· O recente Censo registrou que quase a metade das famílias brasileiras tem sobrenomes Silva, Santos ou Pereira. E entre os primeiros nomes, são destaques Maria e José.
· O governo do Rio reagiu às críticas de Lula da Silva à operação contra o crime organizado anunciando para as próximas semanas mais operações de igual porte.
· Eduardo, filho de Bolsonaro, declarou de seu autoexílio nos EUA que será candidato nas presidenciais do próximo ano, independentemente do apoio do pai.
· Crescem rumores de que Lula da Silva ofereceu plena acolhida ao ex-primeiro-ministro português José Sócrates.
· Em janeiro, Maria Bethânia fará no Rio os seus dois últimos shows. A irmã de Caetano está com 79 anos e fará agora apenas apresentações pontuais.
· Inacreditável a escalada esquerdista no Brasil. A princesa belga Maria Esmeralda Leopoldina foi desconvidada para um evento em São Paulo por ser bisneta do Rei Leopoldo, acusado de ter mandado matar africanos no século passado. A medida foi de curador africano contratado para o evento de arte e as autoridades silenciaram.
· Aumenta o uso de helicópteros ligando São Paulo ao aeroporto de Guarulhos e a mais dois locais de casas de final de semana Premium, como os empreendimentos Boa Vista e Baroneza. A frota registrada na cidade é de 410 aeronaves.
· O governo conseguiu aumento do imposto de renda para os “‘super-ricos” que Lula considera quem ganhe mais de dez mil euros por mês. Uruguai agradece.
· A Air France e a British, únicas empresas com primeira classe saindo do Brasil, São Paulo, aumentarão a oferta no próximo ano.
· O COP 30 ficou mesmo longe do que Lula imaginou. Nenhum chefe de estado ou governo dos BRICS – Rússia, China, África do Sul e Índia – esteve presente. Muito menos os parceiros do Mercosul – Uruguai, Paraguai e Argentina – e houve poucos europeus. O coquetel promovido pela primeira-dama aos chefes de Estado presentes foi um fracasso.
· Um dos motivos do fracasso da COP-30 em termos práticos foi que Lula da Silva, como anfitrião do encontro, gerou uma pauta estranha a uma política mundial de defesa ambiental. Incluiu “combate à pobreza”, denunciou um “racismo ambiental” sem explicar o que seria e foi até a “guerra tarifária”, temas que não unem em termos de um combate objetivo ao desmatamento e à emissão de gases industriais. E procurou arrecadar recursos até para perdoar dívidas de governos cercados de suspeições, geralmente ditaduras. Também provocou Trump com insinuações em suas falas. Falou para seu público.
Publicado em: Semanario Sol pt 15/11/25
