Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente Lula troca um discurso econômico, de atração de investimentos, de geração de emprego e de renda por um discurso basicamente político, supostamente eleitoreiro. Em declarações a uma rádio em Minas Gerais, afirmou que não foi eleito para beneficiar ricos e que, portanto, vai retirar os incentivos fiscais para os setores de indústrias que precisam de apoio para serem competitivos com os produtos externos.
Mais adiante, o ministro da Economia, Fernando Haddad, declarou que a intenção do governo é aumentar o Imposto de Renda dos de alta renda, sendo que hoje, no Brasil, já é de 27,5%. Lula da Silva certamente não foi informado do grande número de brasileiros que já vinham retirando o seu domicílio fiscal do país e parte do patrimônio. Uruguai, Portugal e Flórida são os destinos preferidos destes brasileiros e isto evidentemente afeta a economia.
VARIEDADES
· A Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) emitiu uma nota de alerta à sociedade. Segundo os industriais de São Paulo, “sem entendimento no Congresso Nacional entre governo e a oposição o país pode afundar”.
· O presidente da Câmara do Rio e Eduardo Paes conseguiram aprovar a Guarda Municipal armada. Isto porque a guarda municipal estava tendo dificuldade para cumprir o seu papel de segurança diante dos assaltantes estarem sempre armados. Depois de uma longa batalha, ele venceu com o apoio da opinião pública.
· No mundial de clubes que está se realizando no Estados Unidos da América, o Brasil é o que tem maior participação. Estão presentes Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense. Esta competição passa a ser o novo evento de dimensão mundial da Fifa.
· O Censo que está sendo divulgado com detalhes mostra nove milhões de brasileiros analfabetos e nove milhões de jovens que nem trabalham nem estudam na faixa dos 15 aos 29 anos e outros nove milhões de analfabetos, maioria na região amazônica.
· O grupo imobiliário de São Paulo JHSF, que ganhou dimensão internacional com a marca Fasano, se prepara para inaugurar seu hotel no bairro de Mayfair, em Londres, num prédio histórico que pertenceu à Coroa britânica, do antigo Clube Naval, que está sendo preparado para ser o hotel Fasano London até o final do próximo ano. O grupo já tem um hotel cinco estrelas na Park Avenue, em Nova York, um outro grande em Punta Del Este, no Uruguai, e comprou o hotel The Oitavos, em Cascais, para transformá-lo em Fasano Cascais e investir na construção de casas com direito aos serviços do hotel no terreno em torno dos Oitavos.
· Especula-se que o governador Tarcísio de Freitas pode não aceitar a candidatura a presidente da República, e nem à reeleição. A investida de Bolsonaro no sentido de indicar a mulher, Michelle, para vice não teria sido bem recebida por ele.
· A promoção do vinho português em São Paulo e no Rio, dos jornais Público e O Globo, foi um sucesso. O recado do consumidor foi por vinhos com menor teor
alcoólico e maior oferta de roses. No último verão, os roses europeus foram muito consumidos, tendo zerado estoques.
· Na reunião esta semana no Canadá, Lula da Silva voltou a fazer declarações na linha de afinidades com a Rússia e a China. E teve a “delicadeza” de afirmar que o G7 não deveria existir.
Publicado em: Semanario Sol 21 06 25