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Entre os fatos inexplicáveis envolvendo o distrito de Itaipava e a mobilidade nos transportes públicos de Petrópolis estão os horários de ônibus para o Rio de Janeiro, terminal Menezes Côrtes. Como se sabe, os três horários disponíveis em cada direção são pela manhã, saindo de Itaipava, e à tarde, do Rio. Um absurdo não ter pelo menos um horário em cada direção pela manhã, do Rio, e à tarde, de Itaipava.
Nada pode justificar a indiferença das empresas e da própria Prefeitura, sem falar dos parlamentares votados no município. Os ônibus fazem uma parada nas rodoviárias, o que invalida a desculpa de eventual falta de passageiros no início. E aos sábados, pelo menos, um horário pela manhã e outro à tarde, em ambas as direções. A distância pela BR invalida a ida à rodoviária de táxi ou Uber e de ônibus leva uma hora e, por vezes, com a viagem de pé.
A ligação facilitaria a vida de muita gente, inclusive na colocação no mercado de trabalho.
Outro problema que está a exigir uma solução é a ligação dos distritos via União e Indústria ao centro da cidade. É preciso um projeto de alargamento do final da Avenida Rio Branco à entrada de Samambaia e daí até Corrêas por dentro, com pequenos ajustes nas vias existentes, para o transporte público. É preciso facilitar a vida do trabalhador. Afinal, a zona é a mais habitada, ficando uma linha para cobrir a área do Castelo de Corrêas, pela União e Indústria. Economizaria pelo menos , no horário de ponta, vinte minutos a viagem até Correas.
Uma outra proposta a ser levada ao governo federal e antecipar e dar logo inicio as obras de pelo menos um trecho da nova subida da serra. O ideal seria o trecho Xerém ao Belveres quem tem importantes obras praticamente concluídas. Questão de vontade política.
São coisas tão simples, que podem melhorar, e muito, a qualidade de vida das pessoas.
Publicado em : Diário de Petrópolis