Getting your Trinity Audio player ready...
|
O maior gasto do governo brasileiro é com o pagamento de reformados e outros atendidos pela Previdência Social; quase a metade do orçamento. A segunda despesa, de 13%, é com programas sociais de pagamento direto em dinheiro a 26 milhões de brasileiros. A saúde fica em terceiro, 10%. O investimento que na média mundial é de 25%, no Brasil não chega a 20%.
No fundo, há os interesses políticos voltados para captar os votos dos menos favorecidos. As despesas não permitem que o país seja atraente para o investimento internacional, com os impostos na faixa dos 35%. Os países que estão recebendo investimentos não chegam a 20% de carga fiscal. Não se trata de ter empregos, mas sim de bons empregos. Os programas sociais funcionam como estímulo à informalidade da economia, com reflexos danosos na arrecadação. Trata-se de uma verdadeira marcha da insensatez.
Para aquecer o consumo, numa espécie de voo da galinha, o governo montou operação de crédito para trabalhadores permitindo que, de acordo entre empregado e empregador, o pagamento em parcelas mensais seja pela via do desconto em folha. Já os bancos estão desconfiados dos riscos destas operações.
Crescem as empresas em dificuldades, com juros altos, carga fiscal elevada, queda no consumo. Fica difícil o ano não terminar com uma crise na economia e, consequentemente, na política.
Dois fatos de envergonhar juristas e diplomatas
Na mesma semana que o Brasil negou a Espanha a extradição de um búlgaro, traficante preso com 52 quilos de cocaína alegando represália a negativa espanhola de entregar condenado no Brasil por crime de opinião que não existe na Espanha outro fato chocou juristas e diplomatas.
Foi o asilo político dado a ex primeira-dama peruana condenada por corrupção em Lima. Lula autorizou pessoalmente o acolhimento assim como mandou um avião buscar a companheira de esquerda latino-americana. Entre os diplomatas constrangimento e juristas perplexidade pois a política peruana não era perseguida política, mas condenada em longo processo por corrupção.
VARIEDADES
• A cada três minutos um telemóvel é roubado na cidade de São Paulo. A questão da violência é prioridade da população. Mas a legislação brasileira protege o marginal. Mais de 80% dos apanhados em flagrante possuem mais de uma entrada anterior nas delegacias. • Dividindo seu tempo entre Cascais e o Rio de Janeiro, o professor Dr. Jorge Alberto Costa e Silva, que é o médico brasileiro que ocupou a direção das mais importantes entidades médicas do mundo, com trabalhos relevantes prestados à ONU e interlocutor de altas personalidades, como João Paulo II, Jimmy Carter e Kofi Annan. • E a maior artista plástica brasileira atual ,de reconhecimento internacional, Adriana Varejão, está expondo em Lisboa, onde também dispõe de residência não habitual.
• O Brasil já teve há poucos anos a quinta maior reserva monetária do mundo. Fechou o mês de março como a nona. Entre as dez maiores, apenas a Suíça como país europeu. • O Mercosul foi criado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Argentina e Uruguai podem sair e o Paraguai é capaz de os acompanhar. Sobraria, dos fundadores, o Brasil de Lula da Silva.
• O show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, aberta ao público estimado em mais de um milhão, terá um custo de cerca de 15 milhões de euros, sendo 80% por conta de patrocinadores, incluindo direitos exclusivos de transmissão de televisão para todo mundo. • O Presidente Lula e sua mulher Rosangela – Janja – não perdem a oportunidade de uma viagem. Presentes em Roma nos funerais do Papa Francisco, em comitiva que lota o avião presidencial.
Publicado em: Semanario SOl pt 26/04/25