Getting your Trinity Audio player ready...
|
A reunião em Belém, Pará, em novembro, pode ser o tento político internacional que Lula da Silva vem procurando, mas não encontrando desde que assumiu em 2023. As obras na cidade andam satisfatórias e, no mês passado, um grupo da Secretaria para Mudanças no Clima, da ONU, visitou a cidade e se mostrou satisfeita com o andamento dos trabalhos. Para atender aos visitantes previstos, 50 mil, muitos chefes de estado, a hotelaria reforçada com dois novos hotéis com marca portuguesa: Vila Galé e Tivoli. Mas também devem ancorar no porto pelo menos dois navios de cruzeiro para hospedagem. A direção maior do evento ficou a cargo do diplomata André Corrêa do Lago, de muito prestígio, filho e neto de diplomatas relevantes. Mas a ausência provável dos EUA e da Argentina pode esvaziar politicamente o encontro. O governo teme não controlar suas bases esquerdistas, que podem promover manifestações de insatisfeitos e até mesmo de indígenas da região. No mais, os números do Brasil em relação ao desmatamento e a incêndios florestais, para abrir espaços à exploração agrícola, não melhorarem nos dois anos de Lula da Silva. O acompanhamento do que é publicado na imprensa internacional reforça as preocupações do presidente do Brasil.
VARIEDADES
· Pela primeira vez em dois anos Lula da Silva tem aprovação inferior a cinquenta por cento em sondagem de opinião. Com o avançar da crise na economia, com mais inflação, a tendência e que caia mais.
· Lula da Silva reinicia suas viagens internacionais, liberado pelos médicos. Agenda rica com Japão e Coreia do Sul, em março; junho, reunião do Mercosul, em Buenos Aires e Paris, para retribuir visita de Macron em setembro, Assembleia Geral da ONU. A reunião do G20 será na Cidade do Cabo, em data a ser confirmada. Em julho, no Rio de Janeiro, recebe os BRICS
· O empresário Manuel Ramirez, das conservas Ramirez, esteve no Rio e visitou a Câmara de Comércio. O presidente Antônio Fiúza o acompanhou em visita a clientes da linha portuguesa de boa aceitação no Brasil.
· Silvio Santos, o discreto homem de televisão e empresário, teve sua fortuna revelada em cinco vezes maior do que o conhecido na abertura do inventário. SS tinha mais da metade de sua fortuna numa off shore nas Bahamas. O total ficou na casa de um pouco mais de um mil milhões de dólares.
· A Zona Franca de Manaus, já a maior fabricante de motocicletas da América Latina, vai se consolidar como polo de ar-condicionado com a nova fábrica da chinesa Gree, que colocará no mercado mais de um milhão de aparelhos por ano.
· Na disputa pelas viagens internacionais, a Iberia e a ITA (antiga Alitalia) estão oferecendo preços na classe Executiva atraentes.
· A Princesa das Astúrias, D. Leonor, estará em Salvador nos dias14 a 17 de fevereiro na viagem de instrução de navio da Marinha Real de Espanha. A capital baiana reúne a maior comunidade espanhola do Brasil. Seu avô D. Juan Carlos visitou a cidade por três vezes.
· O preço dos combustíveis no Brasil está 20% abaixo do valor recomendado. O mesmo controle imposto por Bolsonaro, e que a Petrobras resistiu, foi feito agora por Lula da Silva.
· Tentativa de uma candidatura de Caetano Veloso para Academia Brasileira de Letras encontra resistência nos acadêmicos mais eruditos e antigos
Publicado em: SEMANARIO SOL 01/02/25