Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Rio vive ainda sob os efeitos da pandemia e do trauma da tragédia petropolitana. Muito a fazer neste ano. Não é hora de prioridade para a política. Principalmente, a política menor das agressões.
O prefeito Eduardo Paes, que ainda não disse a que veio, só pensa em política e anda abusando de um comportamento irritadiço, agressivo, brigando com a sua própria base, que são as classes médias do Estado. Raro dia não está numa polêmica em função do processo eleitoral. Deveria se dedicar a administrar, que ele já revelou fazer melhor do que a política, e com o cacife da boa gestão esperar outra oportunidade para governar o Estado. A política mudou, assim como o eleitor, que está pragmático e menos sensível a futricaria.
O governador Cláudio Castro, que é candidato à reeleição, está sendo mais sábio. Trabalha na recuperação do Rio, mantém diálogo com todas as correntes políticas e vai crescendo no reconhecimento popular. Discreto e evitando conflitos. Já Paes está num processo não vai lhe acrescentar nada agora e pode prejudicá-lo no futuro. E, para fazer bom governo, não deve contrariar os governos do Estado e da União. É muito menor provocar conflitos.
Uma pauta conjunta, e a ser executada já, poderia oferecer uma satisfação ao povo fluminense. As forças vivas da sociedade têm demonstrado vontade de recuperar o Rio na economia, no turismo, na segurança e nas finanças . Muitos projetos pedem capital estatal. Outros, privados, precisam de infraestrutura. E todos de entendimento entre as partes.
O novo quadro da navegação de cabotagem no país pode ser fator de ganhos para o Rio. Afinal, temos os portos de Angra, Rio, Sepetiba e Açu. O projeto de Maricá espetacular. O sonho de Rui Barreto de o sul de Minas usar os portos fluminenses via ferroviária está perto de se concretizar. Na Prefeitura, melhorar os acessos ao Galeão é prioridade urgente da cidade.
As forças vivas do Rio pedem que suas lideranças políticas entendam o que deve ser feito.
Publicado em: Jornal Correio da Manhã 03-03-22