Fechar Menu
    What's Hot

    A verdadeira direita

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    O QUE É A DIREITA

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    quinta-feira, março 12
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » A TRADIÇÃO DA PAUTA INÚTIL NO BRASIL
    Artigos

    A TRADIÇÃO DA PAUTA INÚTIL NO BRASIL

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond31 de março de 2025Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Uma olhada nos temas que eram debatidos no Brasil nas décadas de dez e vinte do século passado mostra que essa história de o país se ocupar de temas distantes das necessidades prementes da população vem de longe.

    Nem o político e jurista Rui Barbosa, como parlamentar, se ocupava de temas caros ao chamado povão. Os debates nos jornais e no Parlamento eram a infalibilidade papal, a regulamentação do instituto do habeas corpus, a igualdade jurídica entre as nações, o serviço militar obrigatório. Rui Barbosa, com todo seu talento, foi o maior desastre no comando da economia, como ministro que promoveu um grande escândalo no mercado de capitais, conhecido como encilhamento.

    Curioso é que em pleno processo de industrialização que a Europa vivia, no Brasil o assunto nem era considerado. Vivíamos do café e ponto final. São Paulo crescia em função da presença de colonos europeus e do financiamento de bancos ingleses a projetos ferroviários. A liberdade econômica, que já fazia os EUA ultrapassarem a economia da Inglaterra, era, no mínimo, ignorada entre nós.

    São Paulo crescia pela qualidade da mão de obra europeia, que vinha desde o final do século XIX, enquanto a República não teve o cuidado de preparar a mão de obra escrava para ter maior qualificação, ganhar mais e participar do crescimento do país. Impressiona a alienação de nossas elites, ricas na identidade com o mundo cultural francês, com intensa atividade intelectual no jornalismo e na diplomacia. O país ignorava mais de 90% da população.

    Agora vivemos a mesma indiferença. Mão de obra qualificada depende até hoje do Sistema S criado por Getúlio Vargas. Nossa produtividade é baixa, a qualidade sofrível e a lucratividade inferior à dos países desenvolvidos, o que retira competitividade de nossa indústria. O agronegócio, que é relevante, também sofre com custos na logística. Nossa soja tem lucratividade para o produtor inferior à dos americanos e argentinos. Já tivemos anos em que a soja de Mato Grosso não tinha preço para chegar aos portos.

    A pauta nacional é a “defesa do estado de direito”, cuja insegurança é fruto de avanços do Judiciário na vida do país, delírios ambientais para deter exploração de petróleo, troca de comunicação para atender ao desejo de reeleição do presidente e por termos quase 40 ministérios. Ao invés de melhorar a comunicação era melhor melhorar o governo;

    Fica difícil melhorar a vida do povo!

     

    Pubblicado em: jornal Correio da Manhã 27/03/25

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorA CONIVÊNCIA COM REVANCHISMO E O ÓDIO DAS ESQUERDAS
    Próximo Artigo Brasil, maior produtor e exportador de proteína animal do mundo
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    A verdadeira direita

    4 de março de 2026

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    4 de março de 2026

    O QUE É A DIREITA

    4 de março de 2026
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    A verdadeira direita

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    O QUE É A DIREITA

    A digital portuguesa na festa de Copacabana

    OS NOVOS VALORES DO MUNDO

    SUCESSO NA MÍDIA DIGITAL BRASILEIRA

    UM CIDADÃO RELEVANTE

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    A verdadeira direita

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    O QUE É A DIREITA

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    A verdadeira direita

    O EXEMPLAR HUMBERTO MOTTA

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.