Fechar Menu
    What's Hot

    Por que quem não é de esquerda é fascista?

    Bondades irresponsáveis no Brasil

    OS MILITARES NA POLÍTICA

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    quarta-feira, outubro 22
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » O Brasil surpreendente
    Artigos

    O Brasil surpreendente

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond12 de julho de 2022Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário4 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    A história dificilmente encontrará outro momento singular como este que o Brasil vive. Ao que tudo indica, a eleição presidencial deve se dar entre dois candidatos que dividem o país de maneira radical, são rejeitados por parcela significativa da população e acumulam erros inquestionáveis.

    Bolsonaro, além de enfrentar problemas reais com auxiliares e familiares questionados, insiste no comportamento que alimenta uma restrição pessoal até entre os que podem lhe dar o voto em função do mal maior que seria a volta de Lula e do PT, que têm passado de corrupção e um programa de esquerda perigoso para a economia e a democracia. Com isso, parcela do chamado centro-democrático vive momentos de perplexidade e apreensão.

    Bolsonaro compromete a economia obtendo do Congresso permissão para gastos no período eleitoral em nome “da emergência do COVID e da guerra” e ao insistir em negar a vacina, como fez na entrevista da semana passada ao canal americano Fox News. E as insinuações de que a eleição possa ser fraudada.

    Lula também coleciona declarações que preocupam, como a solidariedade aos recém-eleitos presidentes de esquerda do Chile, Peru e Colômbia e a insistência em manifestar simpatias pela Venezuela, Cuba e Nicarágua. É uma política econômica que afasta investidores, sem privatizar, ampliando custos de mão de obra e defendendo a queda dos limites de gastos públicos. Tudo isso alimenta inflação e impostos altos.

    Mesmo com esse ambiente de horror, em que um economista do mercado financeiro definiu o Brasil como “uma nave em direção ao passado”, o desemprego caiu ao 10%, o melhor número em oito anos, e a bolsa perdeu no semestre 6%, quando nos EUA passou de 15%. Também a violência diminuiu e a apreensão de drogas continua grande.

     

    Variedades

    · O Brasil entra no 5 G este mês, com a capital, Brasília, e depois, entre agosto e o final do ano, as demais capitais.

    · Estudo da Microsoft no Brasil estima em 400 mil o déficit de técnicos no mundo da tecnologia, que pode chegar a um milhão em dois anos.

    · A Bahia vive corrida de garimpeiros em busca de esmeraldas. Recentemente foi descoberta uma pedra gigante com valor estimado em 80 milhões de dólares no estado bruto.

    · Sucesso a bienal do livro em São Paulo, onde foram destaques autores portugueses como Valter Hugo Mãe e Paulina Chiziane. Uma exposição sobre o centenário de José Saramago recebeu milhares de visitantes.

    · As cinco maiores estatais brasileiras apresentaram um resultado anual de 35 mil milhões de euros equivalentes de lucro. Estas estatais eram pouco lucrativas pelas influências da política e da corrupção na gestão. A Eletrobras continua a ter o governo como maior acionista, mas tornou-se uma corporation com gestão compartilhada.

    · O jornalista José Luiz Datena, líder de audiência na Rede Bandeirantes, às tardes, desistiu de ser candidato ao Senado. A decisão do apresentador provocou irritação no presidente Bolsonaro, que o queria ao seu lado em São Paulo.

    · O Banco Mundial publicou dados sobre a participação de cada país da América do Sul no PIB da América Latina, em 1960 e 2021. O Brasil representava 26,4% da economia e, em 2021, passou a 56,4%. Já a Venezuela, que era 12,1%, hoje é 1,3%. A Argentina passou de 37,9% para 15,5%. O Uruguai ficou estável e o Paraguai dobrou sua presença no continente.

    · A grosseria do Bolsonaro de cancelar o almoço agendado com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, despertou atenção para o quanto os dois países têm para caminhar numa maior relação comercial. Hoje, o saldo é favorável ao Brasil.

    · O superávit de junho na balança comercial ficou em torno de oito mil milhões de euros, um mil milhões inferior ao do mesmo mês no ano passado. Mas o superávit do Brasil continua entre os cinco maiores do mundo.

    · A inflação mundial será o pior legado da pandemia e da guerra. Faltam lideranças no momento.

     

    Publicado em: Semanario Sol.pt 09-07-22

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorDIFERENÇA DOS IRMÃOS FACHIN
    Próximo Artigo Verificar o perfil do candidato e seu programa
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    Por que quem não é de esquerda é fascista?

    20 de outubro de 2025

    Bondades irresponsáveis no Brasil

    20 de outubro de 2025

    OS MILITARES NA POLÍTICA

    20 de outubro de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    Por que quem não é de esquerda é fascista?

    Bondades irresponsáveis no Brasil

    OS MILITARES NA POLÍTICA

    Diplomatas pedem cautela a Lula na conversa com Trump

    Por que quem não é de esquerda é fascista?

    A César o que é de César

    A HISTÓRIA DA NOBREZA BRASILEIRA

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    Por que quem não é de esquerda é fascista?

    Bondades irresponsáveis no Brasil

    OS MILITARES NA POLÍTICA

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    Por que quem não é de esquerda é fascista?

    Bondades irresponsáveis no Brasil

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.