Fechar Menu
    What's Hot

    Medicina brasileira relevante

    QUANDO A PAZ COMPENSA

    LULA PROVOCOU E TRUMP RESPONDEU

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sábado, agosto 30
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » ARTE RELIGIOSA E PORTUQUESA NO BRASIL
    Artigos

    ARTE RELIGIOSA E PORTUQUESA NO BRASIL

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond21 de dezembro de 2021Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário4 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    Se a arte incorpora os hábitos e os costumes culturais, a arte sacra em Minas Gerais como no Rio, Salvador e Recife, traduz a marca dos colonizadores que se instalaram em busca do enriquecimento através do ouro e do diamante, levando ao interior o progresso e a cultura.

    Sendo Portugal uma nação predominantemente católica, esta fé também se faz presente por toda Minas Gerais. O que comumente se denomina “arte colonial”, no estado, é, na verdade, arte cristã no seu aspecto universal. Desde as mais antigas vilas de Ouro Preto, percebemos uma orientação definida, uma “constante” no tipo de representação da arte religiosa, que torna clara as suas origens. Em outras regiões do Brasil, há o domínio de duas ou mais ordens religiosas, com suas biografias de santos e seus tipos característicos de decoração que apontam para diversas influências, todas europeias e de época.

    As primeiras igrejas matrizes são todas iguais nos desenhos e nas dimensões as portuguesas. Os cruzeiros dos adros, com a escada, a lança, a esponja, o sudário, os cravos e a coroa de espinhos, são quase que os mesmos. Os retábulos do começo do século XVIII são quase iguais nas vilas de Ouro Preto, Sabará, do Carmo, de São João del Rei, Tiradentes, Pitangui e Serro do Frio. E por todo Portugal. As invocações se distribuem dentro de um mesmo esquema e guardam semelhança com o que se constituiu em Pernambuco, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro.

    Até os pobres e pretos das irmandades do Rosário, das Mercês e de Santa Efigênia acompanharam os endinheirados de seu tempo e suas igrejas, ainda que menos ricas, também exibiam obras de arte que vão desde os primorosos livros de “compromisso” à beleza arquitetônica de suas linhas.

    Esse mundo religioso, magistralmente representado pelos artistas, sendo a maioria deles anônimos, como é o caso dos frades franciscanos, operou transformações religiosas e sociais. A intensa presença franciscana, que por mais de um século trabalhou pela salvação das almas em Minas, criou notáveis monumentos de arte religiosa, assim como ações espontâneas dignas de admiração na conduta dos homens. No entanto, esse anonimato, que recobria a ação dos frades, explica o desconhecimento que temos da autoria dos riscos de igrejas, altares e imagens, que tem servido aos mitos e às lendas, como é o caso das obras atribuídas a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Eram portugueses, italianos e locais, quase todos identificáveis.

    A família de Cláudio Manuel da Costa é muito importante para o estudo das origens da Capela de São Francisco. Descendentes italianos, devotos fervorosos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos franciscanos, custearam a construção da capela cuja planta foi mandada fazer por Cláudio Manuel da Costa, para a construção de um convento no Rio de Janeiro. Vindo o poeta a residir em Vila Rica, aproveitou o projeto do desenho italiano com inspiração franciscana para a capela local.

    Hoje, com internet, mídia digital, publicações abundantes, no Brasil como em Portugal, e viagens, verifica-se que as belas igrejas brasileiras dos séculos XVIII e XIX têm os mesmos traços das portuguesas, assim como as imagens. Pode ter uma diferença

    aqui ou ali, mas nada de “nativo”, o que torna cada vez mais desacreditado o mito do “Aleijadinho”, uma criação que uniu aproveitadores, mercadores de obras de arte e religiosos desonestos, que venderam peças das igrejas para os antiquários, e recentemente a turma da ideologia de glorificar o mestiço como afirmação do povo brasileiro, com viés bem à esquerda.

    É preciso pesquisar sobre o assunto, que vai perdendo o sentido emocional dos cúmplices e beneficiários pela fraude. Falta uma obra ilustrada que mostre as igrejas de Portugal e do Brasil em suas incríveis semelhanças e juntar a documentação que registra os desenhos e projetos iguais, apesar das escalas de tamanhos diferenciados.

    Igrejas modernas, algumas até com o traço genial, de Oscar Niemeyer, ateu, agnóstico e comunista, como a Catedral de Brasília, o complexo da Pampulha e até a pequena capela na herdade do José Aparecido de Oliveira, no interior do Rio de Janeiro, são todas do século XX.

     

    Publicado em : Jornal Diabo.pt 16-12-21

    ALEIJADINHO Cláudio Manuel da Costa Jornal Diabo Minas Gerais
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorPOLÊMICA NA PANDEMIA
    Próximo Artigo SEGURANÇA SEM MEDO
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    Medicina brasileira relevante

    27 de agosto de 2025

    QUANDO A PAZ COMPENSA

    27 de agosto de 2025

    LULA PROVOCOU E TRUMP RESPONDEU

    27 de agosto de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    Medicina brasileira relevante

    QUANDO A PAZ COMPENSA

    LULA PROVOCOU E TRUMP RESPONDEU

    ECONOMIA DESACELERA E SOBRA ENERGIA

    Algo estranho além da Faria Lima

    ORDEM E BOM SENSO NO TRANSPORTE

    Lula da Silva insiste em dar uma de estadista

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    Medicina brasileira relevante

    QUANDO A PAZ COMPENSA

    LULA PROVOCOU E TRUMP RESPONDEU

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    Medicina brasileira relevante

    QUANDO A PAZ COMPENSA

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.