Fechar Menu
    What's Hot

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sábado, junho 7
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»Preocupante troca de guarda
    Artigos

    Preocupante troca de guarda

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond22 de março de 2021Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    É uma pena se constatar que os homens que fizeram o Brasil no século XX no front da imprensa, em geral, acabaram sem sucessão, no mesmo padrão da participação intensa na vida nacional, com idealismo, convicções e compromisso democrático.

    Assim foi com Assis Chateaubriand, criador da maior rede de jornais, rádios e televisões do Brasil, e da revista de maior circulação na América Latina. Seu império, que tentou perpetuar nas mãos de companheiros, foi-se desgastando e hoje está muito reduzido e sem relevância. O Estadão trocou de mãos, sem a força moral e a coerência dos Mesquita em três gerações, assim como a maioria dos jornais do e TVs do Brasil. Só no Rio, foi-se a TV Tupi e a TV Rio, pioneiras, depois a Continental, a Excelsior e a Manchete.

    Agora os rumores, que parecem bem fundamentados, como este Correio da Manhã  e repetido pelo O DIA, colocou que as organizações Globo estariam sendo negociadas. Uma pena, pois Roberto Marinho herdou o jornal antes de um mês de lançado e teve de esperar um tempo para assumir, muito jovem. E daí surgiu esta organização admirável, na evolução e nos serviços prestados à democracia, como foi o apoio decisivo à Revolução de 31 de março. Outro jornalista empreendedor, incansável e modernizador foi Samuel Wainer, cuja biografia mais recente, de Karla Monteiro, é uma aula de meio século de imprensa e história no Brasil.

    O centenário de Araújo Castro, grande jornalista, fundador do Jornal de Turismo e patrono do jornalismo voltado para este importante setor da economia nacional, foi bem lembrado pelo seu sobrinho e continuador Claudio Magnesita, na semana passada. Tive o privilégio de conhecer bem Araújo Castro, um exemplo de cordialidade e simpatia. Como conheci bem Chateaubriand, quando ingressei nos Diários e frequentava sua casa, no Rio e em São Paulo, a convite da filha Teresa Alkmim, e Roberto Marinho, uma velha amizade de família.

    Uma empresa jornalística não é apenas fruto do empreendedorismo; tem um forte componente cívico e patriótico, um compromisso social e com a causa da liberdade, que é condição básica para a felicidade de um povo. E um compromisso com a comunidade em que atua, como é o caso deste jornal em sua relação com o Rio.

    Caso se confirme a venda da maior organização de mídia do Brasil, que seja uma volta aos compromissos de Roberto Marinho, com a ordem, o progresso e a livre inciativa, pré-requisitos para a construção de um Brasil justo e progressista.

     

    O Dia TV Rio TV Tupi
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorFALTA BOM SENSO NO BRASIL
    Próximo Artigo PRESENÇA PORTUGUESA NO BRASIL
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    6 de junho de 2025

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    6 de junho de 2025

    Respeito à política fluminense

    6 de junho de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    O polêmico e controvertido Bolsonaro

    VEXAME INTERNACIONAL

    A falência das elites e a perda de valores

    SEM CONDIÇÕES DE CRESCER COM QUALIDADE

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    Respeito à política fluminense

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    SUCESSO ALÉM DA FAMA

    Controle Cambial Contraria Norma da OCDE

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.