|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com a viagem à África do Sul esta semana para reunião do G 20, Lula da Silva supera em viagens internacionais os cinco presidentes militares em 21 anos. Neste ano passou 50 dias fora do país. Lula resolveu neste mandato, o terceiro, se tornar líder mundial, no que não tem tido muito sucesso fora das mídias. As viagens do presidente brasileiro são caras, envolvem dois aviões de porte e comitivas de quase cem membros. A tônica política continua a ser hostil às posições dos EUA. Lula se nega a comentar as dívidas de Cuba, Venezuela e outros países com o Brasil, contraídas em seus mandatos anteriores e não pagas. Nem cobradas.
A eleição no Chile deve tirar mais um esquerdista do poder no continente, isolando mais Lula.
Variedades
· O deputado Alexandre Ramagem, condenado no mesmo processo de Bolsonaro, buscou refúgio nos EUA.
· Trump retirou o tarifaço para o café brasileiro e a carne bovina. Mas foi para atender o consumidor americano.
· Inacreditável que na COP30 o sindicato dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores tenha entrado na Justiça do Trabalho, que aceitou reclamação de carga horária excessiva durante o encontro. A tradição é que após estes eventos as horas extras sejam compensadas, especialmente quando fora da capital. Também não gostaram de ter sido dada hospedagem em navios de luxo, onde ficaram dezenas de delegações. Sinal dos tempos.
· O Banco Master em liquidação envolve fraudes cujo montante já chega a uma dezena de mil milhões de dólares. E vai envolver muitas empresas grandes em operações estranhas.
· O alvo da semana do grupo familiar de Bolsonaro foi o senador Ciro Nogueira, que preside o Partido Progressista e foi ministro do ex-presidente Bolsonaro. Irritado com as críticas por uma eventual pretensão de ser vice na chapa bolsonarista, o senador afirmou que será candidato a novo mandato e nada mais. E na família ciumadas entre a mulher, à terceira, e o filho mais velho Flavio.
· A Petrobras descobriu uma nova reserva na costa do Rio, com óleo de boa qualidade. E começou a pesquisar na costa do Amapá, perto de onde a Guiana já retira milhão e meio de barris por dia. Mas Lula propôs, em Belém, e repetiu na África do Sul o fim dos combustíveis fósseis no curto prazo.
· Muita especulação sobre o valor recebido por Fafá de Belém para cantar na COP 30.
· Os jornais só falam na prisão de Bolsonaro para cumprir pena. Discute-se onde o colocar e aos militares de alta patente. E a economia segue ignorando a crise política e os gastos acima do orçamento do governo. A última de Bolsonaro foi a tentativa de tirar a tornozeleira, o que o levou a perder a domiciliar e ser recolhido.
· É Elton John confirmou presença no Rock in Rio em setembro.
· O fim de ano promete!
· Correios pedem mais de três mil milhões de euros para cobrir prejuízo do ano. A empresa chegou a dar lucro no governo anterior.
· Brasil pode ter vacina aprovada contra a Dengue nas próximas semanas.
Publicado em: Semanario Sol pt 29/11
