Fechar Menu
    What's Hot

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sábado, novembro 15
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início » O patriota Getúlio Vargas
    Artigos

    O patriota Getúlio Vargas

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond1 de novembro de 2024Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    O presidente Getúlio Vargas é sempre referido pelos feitos de seus mandatos no campo social, na economia e na garantia da ordem e da segurança, que o fizeram personalidade marcante no século passado.

    Mas é preciso um olhar mais profundo para o cidadão imbuído de verdadeiro sentido patriótico, na valorização do patrimônio e da memória histórica, cultural, dos valores da nacionalidade.

    Lamentavelmente, por exemplo, deixou de ser cumprido o decreto presidencial de 1942 que estabelecia normas para a execução e respeito ao Hino Nacional Brasileiro. Determinava a obrigatoriedade de o hino ser cantado em todos os níveis das escolas públicas e privadas. Estabelecia que ninguém poderia ser admitido no serviço público sem demonstrar conhecer a letra do hino. Hoje o nosso hino só é cantado nas solenidades militares. E os demais, como o da Bandeira, da Independência e da Abolição, nem citados.

    Vargas criou o órgão público responsável pela preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, promoveu o culto da Inconfidência, repatriando os restos mortais dos inconfidentes mortos no degredo e fazendo de Ouro Preto “Cidade Monumento Nacional”. Hoje a cidade histórica, por trabalho de José de Aparecido de Oliveira, é “patrimônio mundial”. O emblemático Palácio Capanema, joia da arte moderna, teve sua iniciativa, ligando os jovens arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer ao genial Le Corbusier, o maior nome da arquitetura moderna. Aquele que é o mais visitado dos museus brasileiros, o Imperial, em Petrópolis, foi criado em 1940 e inaugurado por Getúlio Vargas em 1943.

    Tem sumido do currículo escolar a lembrança da Guerra do Paraguai e seus heróis, como Duque de Caxias e o Almirante Marquês de Tamandaré, ambos referências de patriotismo e patronos do Exército e da Marinha. Até a Abolição não é comemorada mais na data da Lei Áurea e tem abrigo oficial negar a relevância da Princesa Izabel no evento. O “novo herói”, que em muitos municípios é homenageado com feriado, não era brasileiro e teria tido escravos nas terras que ocupou no Nordeste.

    Não se justifica a frieza com que a história tem sido tratada pelos governos recentes. O chamado período militar ainda marcou presença quando criou nas escolas as aulas de moral e cívica. O presidente Castelo Branco fez de Tiradentes o “patrono cívico da Nação”, o que também não é lembrado. Em 1972, nos 150 anos de nossa Independência, o presidente Médici determinou comemorações de alto nível, instituiu a Semana da Pátria e obteve de Portugal a vinda para o Brasil dos restos mortais de Pedro I, fato importante na medida em que nosso Imperador foi também Rei de Portugal. Nos 200 anos, em 2022, o presidente era um capitão do Exército, mas não deu a menor importância ao fato, o que se justifica por ter certamente escassos conhecimentos da história pátria.

    A esquerda brasileira não perdoa Vargas ter sido um estadista, afinado com os ideais da democracia, que preservou do radicalismo com o Estado Novo, apoiado pelos militares.

     

    Publicado em: Jornal O Dia 28/10/24

    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorInternet é decisiva na política brasileira
    Próximo Artigo CPLP ALÉM DOS GOVERNOS
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    A presença política das lideranças empresariais

    10 de novembro de 2025

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    10 de novembro de 2025

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    10 de novembro de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    América Latina vive dilema

    Um grande democrata português

    LENINE REVISITADO

    O GENERAL LEÔNIDAS PIRES GONÇALVES

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    BOM DEMAIS PARA ACONTECER

    A REPÚBLICA… QUE REPÚBLICA?

    Histórias E Estórias #69

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    MINAS TEM BONS POLÍTICOS, SIM!

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    A presença política das lideranças empresariais

    O lado humano do Imperador do Brasil por 49 anos

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Aristóteles Drummond – Escritor, Jornalista
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.