|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A privatização do saneamento provocou em poucos anos uma mudança radical no Rio de Janeiro e cidades da Baía da Guanabara. O Rio ganhou de volta as praias de Botafogo, Flamengo e Glória para banho e a cidade de Niterói também. Ainda no Rio, a Lagoa Rodrigo de Freitas, em área nobre, volta a receber esportes aquáticos. O investimento em saneamento provoca grande economia na área da saúde pública, setor que permanece estatal e tem tradição em casos de corrupção. Agora mesmo tem envolvimento no escândalo do Banco Master.
VARIEDADES
· Economia brasileira passou da décima posição para 11ª em 2025, apesar da valorização da moeda. Em 1985, no final do regime militar, o Brasil era a oitava economia.
· O Grupo Votorantim vendeu suas usinas de alumínio para australiana Rio Tinto e a chinesa Chinalco. O grupo familiar é relevante no cimento e no suco de laranja, e está entre os maiores do mundo. E tem grandes investimentos nos EUA, no imobiliário.
· Lula da Silva aproveitou a presença em Brasília do presidente da Fifa, Gianni Infantino, para reivindicar o Brasil como sede do mundial de clubes de 2029. O primeiro mundial de clubes foi nos EUA, ano passado. A Copa da Fifa de clubes passa a ser a cada quatro anos.
· A Vale voltou a ser a número um em produção de minério de ferro no mundo. Produziu 336 milhões de toneladas do minério em 2025.
· O Nubank, que era uma fintech, já adquiriu um banco nos EUA e vai abrir um grande escritório no centro do Rio de Janeiro. É O Maior Do Brasil em número de clientes, com mais de 120 milhões. E está presente em diversos países da América Latina e nos EUA.
· Na campanha presidencial de outubro, a ala mais à esquerda do PT quer uma troca de vice na chapa. O atual, Geraldo Alckmin, que foi decisivo para a vitória de Lula, é homem do centro. Como já foi duas vezes governador de São Paulo, a ideia é que dispute o governo paulista.
· O preferido pelos petistas para vice de Lula é o ministro Fernando Haddad, que tem formação ideológica, embora não tenha sido reeleito prefeito de São Paulo. E perdeu a eleição de 2018 para Bolsonaro e, em 2022, o governo paulista para Tarcísio de Freitas.
· O grupo hoteleiro Minor, que tem a marca Tivoli, vai ter um resort no Rio Grande do Norte, que se juntará ao vitorioso Praia do Forte, na Bahia.
· A Gol aumenta seus voos no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Entre as novas frequências, está o voo direto para Assunção, capital do Paraguai.
· Crescem os rumores de que o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, gostaria de dar por encerrada sua missão. Lula estaria pensando em usar o cargo para uma indicação política, e não de diplomatas de carreira.
· Exploração de grafite, cobre, níquel e cobalto com estímulos fiscais e financiamento da União Europeia. Fica dependendo apenas das licenças ambientais para o país em dois ou três anos ter mais destes minerais estratégicos.
· O Rio, em Ipanema, vai ganhar o primeiro hotel cinco estrelas voltado para o público LGBTQIAPN+, da rede Tryst. Inaugura antes do final do ano e aproveita as instalações do antigo Ipanema Plaza, fechado na pandemia.
Publicado em: Semanario sol pt 07/02/26
