Getting your Trinity Audio player ready...
|
Depois de protestar pela alta no preço dos ovos, afirmando que as galinhas não subiram o preço, Lula viu que não tem o poder de controlar o mercado. Os ovos subiram muito mais nos EUA em função da gripe aviária, diminuindo a exportação para a China. A exportação brasileira aumenta este ano mais de 50% e a carne aviária deve vender mais 20%, em relação ao ano passado. O Brasil é grande exportador do ovo em pó, usado pela indústria alimentícia. A proteína animal é como café, soja, açúcar e cacau, um produto de cotação internacional, que todo mundo sabe. Lula não vai conseguir com as galinhas nem com o mercado controlar os preços.
No petróleo, com a relevância da Petrobras, o Brasil vem praticando preços inferiores ao mercado internacional para o mercado interno. Mesmo com esta disposição toda, o mercado considera que a inflação do ano poderá chegar a 7%. E agora quer diminuir o preço da eletricidade.
Variedades
· Para estimular o consumo e manter a economia aquecida, o governo está criando linhas de crédito para as famílias de menor renda. Os economistas estão preocupados.
· Temporada de grandes espetáculos começa em São Paulo esta semana, com o Lollapalooza, reunindo mais de 600 mil pessoas por noite. O aeródromo de Interlagos vai receber o evento e mais dois este ano.
· A casa de espetáculos Roxy, em Copacabana, no Rio de Janeiro, apontado pela revista TIME como lugar a ser visitado.
· É o vice e ministro de Lula, Geraldo Alkmin, mostrou toda sua sabedoria ao comentar declarações de Lula que iria se relacionar com os EUA na base do “olho por olho, dente por dente” de que o perigo seria “ficarem todos cegos”.
· Os bancos digitais brasileiros estão em expansão na América Latina. Nubank, Inter e C6 estão investindo com bons resultados.
· O ex-deputado José Dirceu, considerado o cérebro do PT e afastado depois do envolvimento em inúmeros processos, volta ao cenário político como o grande articulador da união das esquerdas para as presidenciais do próximo ano. Tem sido muito procurado em Brasília, onde vive.
· Lula da Silva não perde uma oportunidade de tentar agradar o eleitorado. Fez repercutir em todas as mídias suas provocações a Trump, como “fala manso comigo, pois não tenho medo de cara feia”.
· A capacidade de Belém para receber os participantes da COP-30 está sendo colocada em dúvida. A esta altura, a hospedagem fica a depender dos navios de cruzeiro contratados e mais alguns.
· A taxa para o aço importado pelos EUA afeta pouco o Grupo Gerdau, que já é relevante no mercado americano, com várias siderúrgicas modernas em operação. A CSN, de Benjamin Steinbruch, deve sofrer mais.
· O jornalista J. R. Guzzo, do Estadão, comentando as nomeações de Lula da Silva, afirmou que “a pior escolha de Lula é sempre a próxima”.
· A atriz Susana Vieira, de 82 anos, anunciou que ainda este ano leva a Lisboa seu monólogo que mistura Macbeth com sua autobiografia. Susana disse que espera encontrar um amigo que muito amou.
· E já está em Lisboa José Paulo Cavalcanti Filho, cujo livro “Autobiografia de Fernando Pessoa”, está esgotado no Brasil como em Portugal. José Paulo é da Academia Brasileira e membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.
Publicado em: Semanario Sol.pt 22/03/25