Getting your Trinity Audio player ready...
|
O grande homem público brasileiro Roberto Campos, diplomata, senador e deputado, membro da Academia Brasileira, dono de invejável cultura, tinha especial admiração por três personagens que ele achava que, de certa forma, deram uma sobrevida ao capitalismo liberal e democrático, freando as investidas do socialismo que corroía as democracias via o inchaço do Estado, com corrupção e demagogia irresponsável.
Eram eles: Margaret Thatcher, João Paulo II e Ronald Reagan. Quanto ao presidente Reagan não se conformava com o desdém com que os esquerdistas pseudointelectuais se referiam a ele, enfatizando ter sido ator em Hollywood.
Tinha anotadas algumas frases pinçadas de discursos e entrevistas de Reagan, que revelavam que, ao lado do homem de ação, havia uma cabeça pensante com fundamentos.
Entre as frases, pensamentos e definições que mais gostava estavam as 12 que selecionamos:
1 – Ou você controla o governo ou o governo o controlará.
2 – O melhor programa social é o trabalho produtivo e bem remunerado para quem está disposto a trabalhar.
3 – O problema não é que as pessoas sejam tributadas demais, o problema é que o governo gasta mal e demais.
4 – Devemos medir o sucesso das políticas de socorro social pelo número de pessoas retiradas destes projetos e não pelas adicionadas.
5 – Quando uma empresa ou um cidadão gasta mais do que ganha, vai à falência. E o governo, quando faz isso, manda a conta para você via aumento de impostos. Ou gerando dívida pública, que é um imposto a mais.
6 – Notei que todos os que são pelo aborto já nasceram.
7 – O líder não é necessariamente aquele que faz maiores coisas. Ele é o que faz as pessoas realizarem grandes coisas.
8 – O governo nunca é a solução para problemas. O governo é o problema.
9 – A sociedade precisa de emprego e oportunidades, e não de ócio e distribuição.
10 – As pessoas que acham que aumento de impostos ajuda a combater a inflação são as mesmas que acreditam que outra bebida irá curar uma ressaca.
11 – Você não faz controle de armas desarmando o cidadão honesto e trabalhador. Controle de armas é desarmar os bandidos e criminosos e trancá-los.
12 – Um dos métodos de impor estatismo e socialismo a um povo é a defesa da medicina exclusivamente nas mãos do Estado. A maioria das pessoas reluta em combater uma ideia que ampara quem não tenha recursos para pagar assistência médica. Com isso escondem que o mais democrático é o governo cumprir bem sua parte e deixar a oferta privada livre. Um sistema não exclui o outro.
Roberto Campos gostava de comparar os governos progressistas conservadores da Inglaterra e dos EUA naqueles anos com o desempenho dos países com governos socialistas na Europa e América Latina. E dizia-se inconformado com as versões que negavam o progresso na qualidade de vida de ingleses e americanos em governos liberais, com baixa taxa de desemprego. Roberto era um pessimista, pois não entendia a alegria com que alguns capitalistas procuravam agradar as esquerdas, financiando publicações, espetáculos, partidos políticos e movimentos que demonizavam o capitalismo e os capitalistas.
Pelo que se tem visto nestes mais de 20 anos que nos separam de sua morte, podemos concluir que ele era mais realista do que pessimista.
Publicado em: jornal Diabo.pt 08/06/24