Fechar Menu
    What's Hot

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    Favelão de concreto não

    Rio de Janeiro, capital mundial do livro

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Aristoteles Drummond
    sábado, maio 10
    • Início
    • O Jornalista
    • Artigos
    • Histórias e Estórias
    • Agenda
    • Livros Publicados
    • Fotos
    • Vídeos
    • Contato
    Aristoteles Drummond
    Início»Artigos»Realidade econômica e política do mundo
    Artigos

    Realidade econômica e política do mundo

    Aristoteles DrummondPor Aristoteles Drummond18 de março de 2025Atualizado:9 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins lidos
    Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar Link
    Siga-Nos
    Facebook Instagram YouTube
    Compartilhar
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail Copiar Link Telegrama
    Getting your Trinity Audio player ready...

    A posse de Trump marca uma nova fase na conjuntura econômica e política do mundo, independentemente da personalidade e das ideias do novo líder dos EUA. O mundo atual está mais voltado para o pragmatismo que a globalização impôs do que a narrativas ideológicas e o projeto deste ou daquele país.

    A primeira constatação é a de que todos os países têm de observar o que se passa no mundo, pois a interdependência é flagrante. Quem não acompanhar a evolução na economia, na tecnologia, na demografia e nas opções dos mais relevantes corre o risco de sofrer consequências pela imprevidência. Um olhar realista e nada emocional é recomendado.

    No Brasil, por exemplo, um pequeno grupo de estudiosos, entre economistas e diplomatas, avalia que a vantagem nas próximas décadas do país reside justamente no agronegócio, que tem sido criticado pela esquerda no poder. O mundo consome mais à medida que economias com grande população, como China, Índia, Paquistão e Indonésia, proporcionam aumento de renda a centenas de milhões de pessoas que comiam pouco. A China é a maior produtora de alimentos do mundo, mas também é a maior importadora, pois os chineses estão comendo mais e têm muitos milhões para ter acesso a um patamar superior de consumo. A Índia, outro grande produtor de alimentos, não tem sobra para exportar pelo tamanho de sua população e o modelo econômico da atividade agrícola. Restam, nos quatro grandes produtores e exportadores, os EUA e o Brasil. A China compra um terço do que o Brasil exporta, mas se abastece em igual proporção com produtos norte-americanos, o que cria uma certa dependência nas relações comerciais com estes dois países. Mas, entre os asiáticos, alguns países vêm crescendo na produção, como o Vietnam, hoje o segundo maior produtor de café, por exemplo, e relevante na venda de arroz. A Indonésia, apesar da agricultura forte, é importadora líquida de alimentos e deve permanecer considerado o crescimento econômico, que vai promover o aumento do consumo. O petróleo e a borracha são seus produtos de exportação. Nesta área, o Brasil tem posição privilegiada, pois tem espaço para crescer sua produção com sustentabilidade e alcançar menor custo na logística. A soja brasileira tem lucratividade bem inferior à americana e à argentina pelo alto custo de a produção chegar aos portos. E a dependência dos fertilizantes importados não tem sido atacada pelo atual governo.

    Logo, conclui-se que realmente a questão alimentar é fator relevante nas relações econômicas e políticas entre os países. A questão dos Brics, que reúne países relevantes como China, Índia, Brasil e Rússia, tem conflitos de interesses internos. China e Índia têm relações difíceis e competem em muitas áreas. Rússia e Ucrania, de porte médio no setor, estão envolvidos no conflito e sofrem as consequências naturais.

    Segundo especialistas, Trump não fará uma política com base em ideologia ou política. Vai ser mais um empresário no comando da maior economia do mundo do que um político ideológico. Vai dar maior ênfase às relações binacionais do que a acordos gerais. Esta mudança vai beneficiar alguns, mas certamente prejudicará outros tantos.

    A situação do Brasil vai depender do comportamento de Lula da Silva. Terá de engolir a ligação de Trump com Bolsonaro, conter o antiamericanismo de seu assessor diplomático, Celso Amorim, e adotar a justificativa de Deng Xiaoping, quando abriu para o capitalismo de “não importa a cor dos gatos, desde que matem os ratos”. O socialismo, como se sabe, não é o caminho da prosperidade.

     

    Publicado em: Jornal Diabo.pt 08/03 /25

    Jornal Diabo
    Siga em Facebook Siga em Instagram Siga em YouTube
    Compartilhar. Facebook Twitter Tumblr E-mail Copiar Link WhatsApp
    Artigo AnteriorA relevância de Sarney aos 95 anos
    Próximo Artigo MEMÓRIA DA ELETRICIDADE
    Aristoteles Drummond
    • Site

    Relacionados Posts

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    9 de maio de 2025

    Favelão de concreto não

    9 de maio de 2025

    Rio de Janeiro, capital mundial do livro

    9 de maio de 2025
    Adicionar Um Comentário
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Pesquisa
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimos Artigos

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    Favelão de concreto não

    Rio de Janeiro, capital mundial do livro

    O VALOR DOS REALIZADORES

    Maurras no pensamento de Salazar

    É preciso salvar o que resta do centro histórico

    Como a política destrói um país

    Subscribe to News

    Get the latest sports news from NewsSite about world, sports and politics.

    • Popular
    • Recent
    • Top Reviews

    Historias e Estórias #1

    Historias e Estórias #2

    Historias e Estórias #3

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    Favelão de concreto não

    Rio de Janeiro, capital mundial do livro

    Latest Reviews

    Aristóteles Drummond é jornalista, escritor e político, com carreira destacada no setor elétrico, autor de obras relevantes e articulista em jornais e revistas. Reconhecido por condecorações e ações culturais, é comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

    Facebook Instagram YouTube
    Ultimos Artigos

    Sem educação, sem cultura, sem compostura. Que mundo é esse?

    Favelão de concreto não

    contato

    Endereço:
    Rua Sete de Setembro, 55 sala 803 – Centro –Cidade: Rio de Janeiro – RJ CEP: 20050-004
    Telefone: (21) 2221-0556
    Email: aristotelesdrummond@mls.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    • Início
    • O Jornalista
    • Blog
    • Fotos
    • Livros Publicados
    • Vídeos
    • Contato
    • Home
    • Buy Now
    © 2025 Aristoteles Drummond. Desenvolvido por Digital Clube web Sites.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.