Historias e Estórias #30

Não é só no esporte, no momento com as Olimpíadas Rio 2016, que a curiosidade popular se volta para conhecer a história dos eventos e instituições.

A Igreja sempre despertou interesse pelos seus mistérios. E tem quem saiba tirar partido disso, como foi o caso do escritor português Luís Miguel Rocha, com livros relacionados ao Vaticano e aos papas publicadas em mais de 30 países, inclusive no Brasil. Sua última obra foi Curiosidades do Vaticano, em que fatos reais e lendas são contados em texto de fácil leitura. Tem filha de papa, tem papa assassinado…

Leão X, por exemplo, da prestigiada família Medici, criou, no Vaticano, um verdadeiro Jardim Zoológico, pois gostava muito dos animais. Mas foi quem deu o maior impulso na construção da Basílica de São Pedro, no início dos anos 1500. Figura polêmica, também foi no seu papado que a Igreja sofreu sua maior crise com a saída de Martim Lutero, que criou o protestantismo.

Ano que vem será¡ comemorado o centenário da aparição de Fátima, com a presença do Papa e uma programação intensa em Portugal. Mas já surgiu o primeiro problema com o Papa, pois o Banco de Portugal queria colocar nas moedas de dois euros a figura do Papa Francisco e uma frase sobre o centenário. Francisco não deixou.
E quem será muito lembrado será João Paulo II, que atribuía a Fátima  não ter morrido no atentado que sofreu e a intercessão dela na queda do Muro de Berlim.

You might also like More from author

Leave A Reply

Your email address will not be published.