Histórias e Estórias #27

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), apesar de muito “aparelhada ideologicamente”, é referência nacional. E tem uma bonita história por meio de seu fundador, e reitor por muitos anos, Zeferino Vaz, notável educador e gestor.

Zeferino Vaz fez parte do grupo nomeado por Adhemar de Barros para a criação da universidade, que teve sua área doada pela família Almeida Prado, certamente inspirados na grandeza e amor ao Brasil de sua matriarca, D. Viridiana. A primeira faculdade foi a de medicina, Zeferino e Adhemar eram médicos, e hoje é exemplo, inclusive pelas instalações simples, construídas com o espírito de que o investimento seria na qualidade do ensino e não na suntuosidade das instalações.

Zeferino Vaz foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília (UNB), nomeado pelo presidente Castelo Branco, e colocou a instituição voltada para o estudo e não mais para a mera militância política. Foi um dos grandes que passaram pela universidade criada por Darcy Ribeiro, que teve ilustres reitores mais à esquerda, como Anísio Teixeira e Cristovam Buarque – este, hoje, senador e que foi um bom ministro da Educação no primeiro mandato de Lula – e, o mais longevo no cargo, professor José Carlos Azevedo, oficial da Marinha do Brasil, personalidade estimada na vida de Brasília, que deu o grande impulso na UNB..

Zeferino foi o primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação e secretário de Saúde no último governo Adhemar de Barros. Em 1981, o então governador Paulo Maluf assinou decreto dando o seu nome ao campus da UNICAMP.

Homens como Zeferino Vaz não podem ser esquecidos!

You might also like More from author

Leave A Reply

Your email address will not be published.