Tivesse a cidade de Petrópolis uma prefeitura antenada para o progresso e a geração de bons empregos, destinaria um espaço em seu orçamento para divulgar, nacional e internacionalmente, vocações e realidades com potencial de atrair turistas, consumidores e fazer circular a riqueza. Próxima do Rio, a 40 minutos do Aeroporto Internacional, gastasse modestos dez milhões de reais por ano para divulgar produtos e serviços, com competência e inteligência, o retorno seria grande. Para atrair empreendedores, precisa investir direta ou indiretamente um mínimo, além de dar incentivos fiscais municipais.
Tem coisas que estão na nossa cara e não percebemos. Um dos primeiros SPAs do Brasil foi o Saison, em Itaipava, nos terrenos da antiga fábrica de papel de Petrópolis. Firmou-se nacionalmente como referência de qualidade, embora Gramado tenha hoje relevância e São Paulo, em mais de um município. Petrópolis tem outro, em Pedro do Rio. Mas poderia estimular e divulgar como centro de emagrecimento, estética, e facilitar a vinda de novos centros neste ramo, inclusive junto às grandes marcas de cosméticos e a indústria da alimentação saudável. O setor gera bons empregos. A área médica, onde os profissionais já são em número e eficiência suficientes, poderia consolidar a excelência de um hospital privado, como o Santa Teresa – de boa qualidade, mas ainda precisando melhorar a hotelaria e ampliar serviços de cirurgias.
O turismo premium tem seu lugar e não se limita a Itaipava. No centro histórico, a restauração vem melhorando. O Solar do Império e seu restaurante, na antiga casa da família Bezerra de Mello na Av. Koeler, estão no nível dos melhores “relais & chateaux” da Europa. E pouca gente sabe disso. Tudo isso poderia ser divulgado pela municipalidade em reportagem numa revista nacional e outra internacional, uma vez por ano – inclusive nas publicações das empresas aéreas. E em um programa de TV a cabo, tipo CNN ou Telefrance. Dois milhões de dólares/ano, bem administrados, são suficientes.
É preciso pensar grande. O mercado premium está bombando em todo mundo. Não podemos ficar atrás, e a Cidade imperial tem tudo para fortalecer este nicho econômico.
Publicado em : Diário de petropolis 08-05-22