Por vezes, um simples evento social, de família e amigos, ganha significado na sociedade por sua simbologia. Foi o que aconteceu com os 80 anos do empresário Paulo Simas, comemorado no espaço Soberano, no Shopping Estação, em Itaipava.
Paulo César Simas, mais conhecido por Pule, foi pioneiro no comércio moderno de serviços – lavanderia – e roupas masculinas, com alfaiataria e camisaria em Ipanema, no Rio, entre outras atividades. Nogueira, distrito de Petrópolis, desde sempre em sua vida por casa de seus pais e onde vive atualmente, foi sempre o centro de sua intensa vida social, nas férias escolares e ao longo dos anos. Agora, neste evento significativo, impressionou a todos o número de membros das mais antigas famílias do Rio, algumas aqui instaladas e outros voltando para a reunião que marcou o reencontro de muitos que a vida separou.
Morando na Cidade Imperial, ou com raízes aqui, lá estavam Paulo Almeida e Silva, criado no Ingelheim – como a também Beatriz Borges da Fonseca, de solteira, o antiquário Miguel João Felipe, o pecuarista Jairo de Barros, o empresário e relevante cidadão Paulo Vizeu, Pedro Chermont, que voltou a cidade e mora na Granja Brasil, como Fernando Hermanny que está em Correas.
Outras figuras com passado no município, e que enriqueceram o encontro desta “velha guarda” social, eram Jorge Colaço, Mário Kroeff Filho, Drault Ernani, Michel Hartvelt, Ligia Frias, Neném Cavalcanti, Gilda Gross.
Essa ligação com o Brasil vem do Império, que teve na cidade sua capital boa parte do ano e mantém gerações radicadas pelo amor e identidade, pois poucos exercem atividade aqui, tem de ser valorizada.
O crescente número de casamentos no município, especialmente nos distritos, prova a importância desta ligação das famílias com a cidade. Petrópolis tem história mesmo. Alma nos que moram, moraram ou visitam.
SOS Paty do Alferes: alunos da Escola Gioconda Bernardes ficam sem ônibus escolar quando chove. A estrada que vai do Maravilha ao Vale das Videiras fica intransitável e não é meia dúzia de caminhões de cascalho que vai resolver. Um banho de asfalto e escoamento em alguns trechos seria obra simples e de baixo custo.
Publicado em: Diário de Petropolis 11/09/22