O comércio em Itaipava está em alta e em alto risco. Novas lojas, como Casa & Vídeo e Multicoisas, os novos mercados e o polo gastronômico podem consolidar a boa qualidade de vida do distrito e seus arredores. Mas a questão do trânsito pode colocar tudo a perder.
Esses meses de agonia com as obras, necessárias, deixam como saldo a importância da mobilidade para a atividade econômica. O morador, que já não é o visitante de final de semana, não vai suportar as limitações decorrentes de engarrafamentos pela manhã e à tarde. O acesso na saída 58, à tarde, tem filas que chegam a avançar um quilômetro na BR e pede a presença da CPTrans, em incertas para multar “espertos” que usam a pista exclusiva para retorno.
É preciso ousar, unido Prefeitura, governo estadual e até o federal, incluindo a concessionária, numa obra relevante na rotunda de Bonsucesso, que pode comportar um acesso subterrâneo na BR para a entrada do distrito, na altura das delegacias. Na renovação da concessão, poderia ser incluída esta obra no curto prazo. E a ponte em frente à Rua Deputado Altair de Oliveira Lima – Catobira – deve ser logo duplicada, pois a pista dupla pode ir até o Shopping Arcádia, sem desapropriações.
A rotunda da Rodoviária, Bramil e Posto Petrobras também pede um tratamento, pois é ponto de retenção com reflexos nos dois lados. Nada de muito caro.
Ainda na parte viária, alguns trechos comportam uma terceira via a ser alternada pela manhã e à tarde. Sempre na linha realista do pouco gasto.
E, por fim, e não menos importante, urge controlar a favelização, especialmente ao longo da BR e da própria União Indústria.
A construção das calçadas chega em boa hora. É bom que se saiba que estas obras são fruto de uma emenda parlamentar do deputado Júlio Lopes, a pedido do vereador Maurinho Branco.
Petrópolis tem peso político no Estado, não só pela sua população, mas pelos que votam no Rio e em Niterói, relevantes e estimados em 200 mil eleitores, como também pelo nosso jornal, Diário de Petrópolis, único do município de circulação impressa e presente em todas as mídias sociais.
SOS PREFEITO – Esta cobrança no estacionamento do Hortomercado José Carneiro Dias, para mais de uma hora, é burocrática e antipática. Cobrar de segunda a quinta, muito bem. Mas com o mercado aberto desestimula, não pela cobrança, mas pela chatice. Vamos deixar nossos amigos trabalhadores, produtores, trabalharem e não afastar a clientela. O Hortomercado é parte do roteiro gastronômico do distrito.
Publicado em: Diário de Petrópolis 05-12-21